Notícias

10/04/2023 09:19


Abril Indígena celebra as culturas e as lutas dos povos indígenas no Estado

A Secretaria da Cultura (Sedac) promove a terceira edição da iniciativa Repensando 19 de Abril. Neste ano, com o mote "80 anos de celebrações e lutas”, as atividades já confirmadas celebrarão as culturas, os modos de vida, os costumes, os desafios e as histórias dos povos indígenas.

Desde 2021, com a temática "Repensando 19 de abril – uma reflexão sobre as contradições desta data", a Sedac vem realizando diversas atividades, em todo o mês de abril e no decorrer do ano, em alusão à cultura dos povos indígenas do nosso Estado. Em 2022, a secretaria teve como foco “Memória e Resistência” e lançou diversos editais, que seguem em execução em 2023, totalizando cerca de R$ 866 mil em investimentos pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

O tema da terceira edição da ação se refere ao marco temporal de 80 anos da formalização da data no calendário oficial do Brasil.  A programação completa pode ser conferida no link.

O Dia do Índio, celebrado oficialmente em 19 de abril, é um importante convite à reflexão sobre as reais condições da população indígena no Brasil, uma vez que a data não traduz, exatamente, os anseios dos povos originários. Criada há 80 anos, a data não é bem vista por algumas lideranças indígenas e militantes, que consideram a efeméride preconceituosa e carregada de estereótipos.

A assessora técnica de Diversidade e Inclusão da Sedac, Rochele Lino, afirma que não é preciso ser indígena para lutar e defender suas causas. “Devemos levar a sério a realidade dos povos indígenas do nosso país e as suas lutas e demandas, como a demarcação de seus territórios ancestrais, o acesso à saúde, à educação e à cultura”, disse. “Acima de tudo, devemos respeitá-los. As pessoas precisam ter interesse em conhecer mais das populações indígenas, porque só assim vamos construir o respeito.”

A secretária da Cultura, Beatriz Araújo, considera que "as festividades, os eventos e as celebrações referentes ao Abril Indígena, realizadas pela Sedac nos últimos anos, proporcionam e continuarão a proporcionar a discussão e a reflexão ativa sobre a cultura, a história, as lutas e a realidade dos povos originários do Estado.”

CLIQUE AQUI E ADQUIRA OS LIVROS DO PROFESSOR SÉRGIO VENTURINI
COMPRE PACOTES TURÍSTICOS, INGRESSOS  E PRODUTOS MISSIONEIROS
Documentos e artigos da história missioneira
CATURRA FREE SHOP - Porto Xavier

PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA  - São Luiz Gonzaga 
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA - São Miguel das Missões
PARQUE DAS FONTES - Entre-Ijuís
ATELIÊ VÓ ANGELINA - São Miguel das Missões
ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - São Miguel das Missões 
LOJAS IMIGRAÇÃO - Caibaté e Vitória das Missões
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - Ao lado do Posto no Trevo de São Miguel das Missões
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES - São Miguel das Missões
JAIR FACAS ANTIGAS - São Miguel das Missões
VIRTUAL TECH  - São Miguel das Missões
Fenamilho Internacional 2023 - Saiba tudo sobre o evento

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...