Notícias

13/02/2023 08:24


Capacitação com serventes busca qualificar alimentação escolar em São Miguel das Missões

Em uma proposta de diversificação e qualificação de preparo dos alimentos que são fornecidos pela agricultura familiar e oferecidos aos estudantes de escolas públicas de São Miguel das Missões, a Secretaria Municipal de Educação e a Emater/RS-Ascar promoveram, na quinta-feira (9/02), uma formação para serventes e cozinheiros das escolas das redes municipal, estadual, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro de Referência Social (Cras). A atividade foi realizada com métodos teóricos e práticos, na Escola Professor João de Oliveira Costa.

Na oportunidade, extensionistas do Escritório Municipal e Regional da Emater/RS-Ascar orientaram o preparo de receitas aproveitando os ingredientes fornecidos para a alimentação escolar em grande parte pela agricultura familiar, uma forma de contribuir com a economia local e com a segurança e soberania alimentar de crianças e adolescentes.

As receitas preparadas observaram as novas regras da Resolução nº 06 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ou seja, a valorização das frutas e hortaliças in natura, restrição da oferta de sódio e doces, bem como de alimentos processados. Na oportunidade, ressaltou-se a importância de todos os atores que interagem no universo da alimentação escolar, para que além de acessar os alimentos para suprimento de suas necessidades básicas, os estudantes possam conhecer e reproduzir a herança cultural e o valor histórico dos alimentos produzidos por agricultores do município.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Karin Gerstberger e a Secretaria de Educação, Simone da Luz Fontana, acompanharam a capacitação e reforçaram a importância do trabalho realizado com o apoio da Emater/RS-Ascar para fomentar o fornecimento de alimentos da agricultura familiar e a qualificação da alimentação escolar.

 

CATURRA FREE SHOP - Porto Xavier
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA  - São Luiz Gonzaga 
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA - São Miguel das Missões
PARQUE DAS FONTES - Entre-Ijuís
ATELIÊ VÓ ANGELINA - São Miguel das Missões
ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - São Miguel das Missões 
LOJAS IMIGRAÇÃO - Caibaté e Vitória das Missões
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - Ao lado do Posto no Trevo de São Miguel das Missões
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES - São Miguel das Missões
JAIR FACAS ANTIGAS - São Miguel das Missões
VIRTUAL TECH  - São Miguel das Missões

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...