Notícias

30/06/2023 09:34


Comunidade regional dá primeiro passo na luta por um Instituto Federal Farroupilha em São Luiz Gonzaga

A comunidade de São Luiz Gonzaga e de municípios vizinhos formalizou, na manhã desta quinta-feira (29/06), o interesse em integrar o Projeto de Consolidação e Ampliação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com a instalação de um campus do Instituto Federal Farroupilha – IFFar, no município. A disposição foi evidenciada durante audiência da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Legislativo, realizada na Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga, por proposição dos deputados Jeferson Fernandes (PT) e Valdeci Oliveira (PT). Na oportunidade, como encaminhamento da reunião, Prefeitura, Câmara Municipal e entidades definiram o prazo até o dia 7 de julho para encaminhamento da nominata de indicações de representantes, inclusive dos municípios vizinhos. Jeferson representará o Legislativo no Comitê. "Estamos falando de um tema que é fundamental para desenvolver o país, que é a educação pública, de qualidade e gratuita. Está na hora de São Luiz conquistar o seu IFFar", decretou o deputado.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani lembrou que o povo de São Luiz é "ordeiro e parceiro do governo, seja ele qual for". "Somos parceiros do IFFar, que vai oportunizar ensino de graduação e técnico federal gratuito e de ótima qualidade. Investir em educação é a saída para mudarmos a nossa situação e termos mais perspectivas de desenvolvimento e mais autoestima", opinou Brondani. Ele entregou à reitora do IFFar, Nídia Heringer, duas cartas de apoio à instalação do Instituto em São Luiz: uma em seu nome; outra representando a Associação dos Municípios das Missões.

A reitora do IFFar, que foi recebida com apresentações de músicos locais, se disse emocionada com a recepção. E apresentou o Projeto de Consolidação e Expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica, lembrando que são 680 unidades no Brasil, destas, 38 Institutos Federais, sendo 12 no RS, com 180 cursos, distribuídos em 11 municípios gaúchos. Nídia explicou que os Institutos Federais atuam em 12 eixos tecnológicos e que cada eixo tem um hall de cursos relacionados. "A partir do comitê de implantação, organiza-se uma proposta de campus, com representação dos municípios dos arredores, com audiências públicas, pelos olhares da Emater, das secretarias municipais, da sociedade civil, do Legislativo, do Executivo e de todos que vierem a somar na escolha dos cursos e da proposta que será feita ao MEC", detalhou a reitora. Ela disse ainda que a fase de expansão do projeto prevê mais quatro campi, a depender do lastro orçamentário a ser aprovado na Câmara dos Deputados. Segundo Nídia, a cada 10 estudantes matriculados no IFFar, 5 devem ser em cursos técnicos, 1 em Proeja (jovens e adultos); 2 em formação de professores, 1 em formação inicial e continuada e outro em graduação/pós. Além disso, ela destacou como diferenciais dos Institutos, alimentação, moradia estudantil, equipes multidisciplinares de saúde e auxílios para cumprir a meta de permanência e êxito dos alunos. "Este momento é histórico pela presença e a representação de todos e todas. A região das Missões entender que São Luiz representa a região neste movimento diz muito da capacidade desta região de se organizar para receber um campus do IFFar", elogiou Nídia, alertando para o fato de que a decisão final sobre a vinda do IFFar cabe ao Ministério da Educação.

A vereadora de São Luiz Gonzaga, Ana Barros (PT) lembrou que a luta pelo IFFar é de todos, e independe de siglas partidárias. "Tenho enorme alegria em ver que tanto a nossa região como São Luiz querem se tornar um verdadeiro polo regional. Nosso objetivo é fortalecer a educação para nos desenvolver, com muita garra", disse ela.

Para a vereadora Nara Mendes, da Comissão de Educação da Câmara Municipal, o apoio de mais de 27 municípios a São Luiz Gonzaga é motivo de gratidão. "Transformar a nossa realidade regional pela educação nos traz grande expectativa, nos enche de orgulho", apontou.

O presidente da Associação dos Municípios das Missões, Auri Kochhann lembrou que para além dos 27 municípios que apoiam a vinda do IFFar para São Luiz, os demais da Fronteira Oeste também serão beneficiados. "Parabéns a todos aqui e da região missioneira, que estão abraçados conosco em apoio ao IFFar", salientou.

Luiza Catherine, secretária do Conselho Regional de Desenvolvimento Estadual- Corede/Missões disse acreditar no potencial do Instituto, a partir da promoção do estímulo à ciência e à tecnologia e também ao turismo. "Com acesso à educação de qualidade, vamos desenvolver áreas que temos dificuldade de desenvolver. Precisamos desse acesso para todos", observou.

Integrante do 23º Núcleo do Cpers, ex-vereadora de São Luiz Gonzaga, a professora Eni Malgarim destacou que o município está vivendo um segundo momento histórico ligado à educação, e que, no primeiro, enfrentou inclusive opositores da luta por ensino superior e técnico. "Fizemos luta até contra são-luizenses que não acreditavam na busca de universidades, de ensino técnico que estávamos fazendo. Mas conseguimos trazer a Uergs, a Unopar e a UFFS para a nossa região e, desde 2007, mandamos ofícios ao Ministério da Educação reivindicando um IFFar para São Luiz", rememorou. Ela reforçou que este segundo momento histórico é muito positivo. "É um momento maravilhoso do nosso país, que priorizou a educação, que quer emancipação da população brasileira. E a evolução se faz quando nosso presidente Lula diz que quer chegar a 1 mil Institutos Federais. Este é o momento tão sonhado pelo nosso município", reiterou.

Por fim, Jeferson e Valdeci agradeceram a participação massiva da população na audiência e a acolhida do município, reforçando a necessidade de fortalecimento de todas as instituições públicas já existentes em São Luíz e região. "Esse momento histórico que o Brasil vive é de fortalecimento da educação e não mais de negacionismo e de combate à ciência. Queremos evoluir a partir da melhora de nossa cultura. Por isso, nos somamos com todas as agremiações, todas as entidades e representações que se integram a este movimento", concluiu Jeferson.

Participaram prefeitos, representantes de parlamentares, vereadores e representantes de entidades de diversos municípios da região das Missões.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JAIR FACAS ANTIGAS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...