Notícias

22/05/2023 11:43


Mais de 200 pessoas participaram da caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em São Luiz Gonzaga

Uma grande mobilização chamou a atenção da comunidade são-luizense na manhã de quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a participação de estudantes de educandários municipais, estaduais e particulares, professores, autoridades e integrantes da Rede de Apoio à Escola (RAE), ocorreu uma caminhada de conscientização alusiva à data.

A mobilização foi coordenada pela RAE. O ponto de partida foi em frente ao Palanque Oficial, na Praça da Matriz. Portando cartazes, faixas e ornamentos com a flor amarela, símbolo da campanha, mais de 200 pessoas participaram da caminhada (de acordo com informações da Brigada Militar). Os participantes percorreram trechos da Rua Venâncio Aires, Treze de Maio e da Avenida Senador Pinheiro Machado, retornando à Praça da Matriz, onde foi realizado o plantio de mudas de flores brancas e amarelas.

A presidente da RAE, a psicopedagoga Daura Marques Sarmento, comentou a grande participação da comunidade na mobilização. “Foi uma das maiores caminhadas realizadas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ficamos muito felizes com a grande adesão das escolas. A RAE já vinha realizando um projeto com os educandários, o que acredito ter contribuído para essa grande participação. Nessa semana, temos profissionais realizando palestras nas escolas e todos os educandários integrantes da RAE estão desenvolvendo ações de conscientização, para que as crianças e os adolescentes saibam como realizar as denúncias e como se proteger. O dia 18 de maio é uma data nacional de mobilização, mas o tema deve ser trabalhado todos os dias para que a conscientização realmente aconteça”, afirmou.

18 DE MAIO – Conforme informações da Rede SUAS (Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social), o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no ano 2000, pelo projeto de lei 9.970. A escolha da data se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada e morta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Os agressores nunca foram punidos pelo crime.

DENÚNCIAS – Denúncias de casos de abuso e violência contra crianças e adolescentes podem ser realizadas no Conselho Tutelar, por meio dos números (55) 3352-4172 e (55) 99634-3347 (plantão). O órgão está localizado na Rua Salvador Pinheiro Machado, nº 1686, no Bairro Centro. As denúncias também podem ser efetuadas pelo disque 100 e na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, pelo número (55) 3352-8111.  

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da RAE

 

VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JAIR FACAS ANTIGAS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...