Notícias

12/01/2023 09:28


Impactos da estiagem e decreto de situação de emergência pautaram reunião na Prefeitura de São Luiz Gonzaga

As consequências da estiagem e a possibilidade do Executivo são-luizense decretar estado de emergência pautou reunião na tarde da última terça-feira (10). O encontro ocorreu no Salão Nobre da prefeitura, com a participação de autoridades do município e representantes do Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Corsan, Emater/RS – Ascar; Coopatrigo e UERGS.

Os presentes informaram os problemas registrados devido à estiagem, os quais têm afetado de forma severa as propriedades rurais. As perdas nas lavouras de soja (que já chegam a 22%), milho sequeiro (perda estimada de 70%) e alfafa; hortifrutigranjeiros; perdas na produção de leite; açudes secando; baixos níveis dos poços artesianos; chuvas escassas e irregulares; desperdício de água (principalmente na área urbana), foram destacados como pontos de preocupação.

O chefe do Executivo e a Corsan chamaram a atenção para a importância do uso consciente da água potável. “Estamos fazendo esse apelo a nossa população para que evitem o desperdício, seja da água fornecida pela Corsan como pelo município, utilizando somente para higiene e uso doméstico. Esse é o momento de pensar no coletivo, para que este recurso tão precioso não falte para ninguém”, afirmou Brondani.

Na ocasião, entre os danos sociais, os participantes também ressaltaram a situação dos trabalhadores diaristas e empreiteiros, os quais tiveram os trabalhos paralisadas ou suspensos devido à estiagem. Nessa época, com os níveis normais de chuva, o setor primário costuma ofertar muitas oportunidades de emprego.   

DECRETO – Assim como no ano passado, para decretar situação de emergência em São Luiz Gonzaga, é necessário que as entidades entreguem para a Defesa Civil Municipal, relatórios e fotos informando os danos causados pela estiagem, os impactos na produção agrícola e na pecuária, e principalmente os impactos sociais. “Precisamos da colaboração de todos com o levantamento de informações que possam embasar o decreto e possibilitar o reconhecimento do mesmo pelo Governo Estadual e Federal. O foco do levantamento de dados é apontar como a situação afetou a vida dos munícipes”, destacou o prefeito Sidney Brondani.

Após o encaminhamento das informações, os relatórios serão avaliados pela Defesa Civil Municipal. Caso o parecer do setor seja favorável, o decreto de situação de emergência deverá ser publicado nos próximos dias. Entre as medidas que poderão ser adotadas caso o decreto seja publicado, a Corsan poderá notificar os usuários e aplicar multas pelo desperdício de água.

 

CATURRA FREE SHOP - Porto Xavier
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA  - São Luiz Gonzaga 
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA - São Miguel das Missões
PARQUE DAS FONTES - Entre-Ijuís
ATELIÊ VÓ ANGELINA - São Miguel das Missões
ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - São Miguel das Missões 
LOJAS IMIGRAÇÃO - Caibaté e Vitória das Missões
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - Ao lado do Posto no Trevo de São Miguel das Missões
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES - São Miguel das Missões
JAIR FACAS ANTIGAS - São Miguel das Missões
VIRTUAL TECH  - São Miguel das Missões

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...