Notícias

22/01/2024 06:34


Comemorações do centenário de Jayme Caetano Braun iniciam no dia 30 de janeiro em São Luiz Gonzaga

O ano de 2024 será de celebração ao centenário de nascimento do grande pajador, Jayme Caetano Braun. Em São Luiz Gonzaga, as comemorações iniciam em 30 de janeiro, dia do nascimento do artista e também Dia do Pajador Gaúcho. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTC) e a Comissão do Centenário.

A programação do dia 30 de janeiro inicia com uma cavalgada, a qual terá a participação de entidades tradicionalistas do município. O ponto de partida será da antiga casa do pajador, atual empresa Casa da Alface, próxima ao Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro. No local, às 17 horas, familiares de Jayme Caetano Braun realizarão o descerramento de uma placa, que será fixada no imóvel, informando sobre o período que o poeta morou no local. Após o ato solene, os cavalarianos seguirão em direção ao Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.

A programação na praça está prevista para iniciar às 18 horas, com a chegada da comitiva. No local, será realizada a entrega da Medalha do Pajador, mateada, a degustação gratuita de arroz carreteiro (prato típico do município) e promovida uma tertúlia livre em homenagem a Jayme Caetano Braun. A tertúlia será aberta a todos os artistas que desejarem participar.

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga convida a comunidade para prestigiar as atrações do dia 30 de janeiro, a partir das 18 horas, no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun!

MEDALHA DO PAJADOR – No dia 30 de janeiro, o Piquete Entardecer do Pago será agraciado com a tradicional “Medalha do Pajador” e certificado. Instituída em 2018 e entregue anualmente, a honraria é patrocinada e confeccionada pelo escultor Vinícius Ribeiro e destinada às entidades e pessoas que trabalham na preservação do legado do grande pajador e na divulgação da cultura gaúcha.

Durante a celebração, também será realizada a entrega de certificados às entidades tradicionalistas e personalidades que já receberam a honraria. Os agraciados com os certificados serão: CTG Galpão de Estância, DN Carlos Bastos do Prado, Piquete Cultivando a Tradição, Piquete Pago Xucro, Piquete Dragões do Rio Grande, Piquete Velho Casarão, Piquete Querência Aberta, Piquete Ponteiros do Rio Grande (ASSTBM), Piquete Querência do Bugio e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira.    

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Comissão do Centenário de Jayme Caetano Braun

Fotos: Larissa Dorneles (arquivo) e Divulgação

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CIRCUÍTO MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI
ROTEIRO CAMIMHO DAS MISSÕES 4 DIAS
ROTEIRO MISSÕES 8 DIAS 
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 15 DIAS
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 9 DIAS
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

 

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...