Notícias

20/01/2023 09:05


Secretaria Municipal de Saúde de São Borja segue realizando ações voltadas ao Janeiro Roxo

O mês de janeiro é dedicado à campanha nacional de conscientização sobre a hanseníase. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde de São Borja está desenvolvendo, durante todo o mês, uma série de ações, com o intuito de intensificar o trabalho de diminuição do preconceito e o estigma sobre a hanseníase através de informações sobre a doença.

Capacitações realizadas pela equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) foram ofertadas aos médicos e agentes comunitários de saúde da Rede de Atenção Básica. Durante os encontros, que aconteceram no Plenário da Câmara de Vereadores, discutiu-se temas como sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento da patologia, bem como, apresentados os fluxos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde na busca de um diagnóstico precoce. Foi realizada também, a distribuição de materiais de conscientização a serem trabalhados com a comunidade.

A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, ressalta a importância da campanha: “a conscientização e informações sobre o tema são importantíssimas. Buscamos intensificar o trabalho em prol da campanha Janeiro Roxo, contra Hanseníase. A equipe do SAE realiza um importante trabalho de forma contínua, fazendo o acompanhamento dos pacientes desde o início dos sintomas. Por isso, indicamos que se a pessoa notar áreas do corpo com dormência, manchas escuras em tons vermelhos, esbranquiçados ou amarronzados, fazendo a pele perder a sensibilidade, ou qualquer outro sintoma, procure imediatamente o atendimento tanto no SAE quanto nas ESFs. Lembrando que o doente que começa o tratamento, não transmite a doença, nem necessita ser isolado, muito menos estigmatizado”, afirma.

O prefeito Eduardo Bonotto destaca que em São Borja as equipes seguem organizadas em prol do incentivo ao diagnóstico precoce. “Levar informações sobre a doença é de extrema importância para que a comunidade tenha conhecimento dos riscos, e principalmente, dos serviços ofertados na rede pública. Nossas equipes são qualificadas para prestar todo o apoio necessário aos pacientes”, pontua Bonotto.

A Hanseníase é uma doença transmitida por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro, em contatos próximos e frequentes com contaminado sem tratamento, podendo atingir pessoas de todas as faixas etárias. Se não tratada ou tratada tardiamente, pode causar deformidade nas mãos, pés ou olhos. Em São Borja, o tratamento é gratuito e realizado pela rede pública de saúde.

Dentre os sintomas da doença estão manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato; formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores; diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés; nervos engrossados e doloridos; feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos; áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo; coceira ou irritação nos olhos; além de entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...