Notícias

29/12/2022 09:44


Retomada as obras do Centro de Atendimento ao Turista

Durante a semana, estão sendo retomadas as obras na Praça XV de Novembro, do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Como o local abrange uma região que abriga sítios arqueológicos de valor histórico, as obras foram embargadas em 5 de outubro de 2021 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional). No entanto, um acordo entre o Município e o IPHAN, na Justiça Federal, liberou a retomada da construção, mediantes condições.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico condicionou a retomada da instalação do CAT à contratação dos serviços de um arqueólogo para acompanhar escavações no entorno da construção, determinando se eventuais materiais encontrados têm valor histórico. A Administração Municipal contratou os serviços de uma arqueóloga, que em algumas semanas é esperada para acompanhar a pesquisa arqueológica na praça. Enquanto isso, a empresa Inove Engenharia, vencedora de licitação, recomeçou seus trabalhos para o futuro funcionamento do Centro de Informações Turísticas, respeitando a determinação de retomada parcial, sem interferir no solo da área.

De acordo com o Departamento de Projetos e Edificações (DPE) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Projetos (SMPOP), 54% dos trabalhos estão concluídos. Sendo os trabalhos retomados com a instalação da cobertura do CAT.

O prazo de execução termina em 14 de fevereiro de 2023. O prefeito Eduardo Bonotto comemora a retomada das obras: “nosso objetivo desde o início foi contribuir com o desenvolvimento turístico de São Borja, infelizmente, tivemos imprevistos causados por denúncias que fizeram com que além do atraso da obra, o investimento financeiro aumentasse consideravelmente. Enquanto Poder Público temos o cuidado constante para que todas as nossas ações e projetos sejam realizados dentro da legalidade e a retomada dos trabalhos, após ações judiciais, reafirma isso. Agora é seguir olhando para frente. As equipes já estão trabalhando, e logo teremos um local adequado para atendimento aos nossos turistas. O CAT vem para somar com o fomento ao setor turístico de São Borja”, destaca Bonotto.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...