Esta segunda-feira, 10 de outubro, é dia de festa em São Borja. A data é dedicada ao padroeiro, São Francisco de Borja, e também assinala o aniversário de formação histórica do município. São 340 anos a partir do surgimento da Primeiro dos Setes Povos Missioneiros no Brasil, em 1682, como resultado da ação em parceria de jesuítas e índios guaranis. Portanto, nesta data é feriado municipal e dia de comemorações. O prefeito Eduardo Bonotto e a primeira-dama do município Fernanda Bonotto coordenam a realização de uma ampla programação festiva, ao longo de todo o dia
As atividades começam às 8 horas no trevo de convergência das Brs 285 e 287. No local, haverá bênção de veículos e celebração religiosa sob coordenação da Igreja Matriz São Francisco de Borja. Depois, haverá deslocamento em carreata até o Parque Esportivo General Vargas. No Parcão acontece concentração, às 9h, começando passeata para concentração e missa campal, às 10h, na Praça XV de Novembro.
A programação prosseguirá às 14h, também na praça central e em frente a Prefeitura. Um amplo roteiro de atrações estará acontecendo, incluindo apresentações de arte e cultura. Serão promovidos diversificados shows musicais, entidades tradicionalistas e ainda apresentações teatrrais e de dança. A finalidade é colocar a comunidade em movimento, mostrando seus valores e talentos nas várias vertentes de criação.
Para a partir das 19h está previsto um procolo celebrando e valorizando os eventos e vultos históricos. Será momento também de lembrar e agradacer as centenas de são-borjenses nativos ou adotivos que deram e dão a sua contribuição ao longo dos 340 anos de história. Finalmente, um grande show musical vai encerrar a programação, com Mano Lima.
O prefeito Eduardo Bonotto observa que “cada um a seu modo tem relevante contribuição e nós, enquanto agentes públicos, somos orgulhosos com nossos conterrâneos e com os que escolheram São Borja para viver e construir suas vidas.”
A primeira dama Fernanda Bonotto ressalta que, além de enaltecer a história local, “também aproveitamos para assinalar o Dia da Criança, em 12 de outubro.” Nesse sentido, na Praça XV de Novembro várias atividades lúdicas e de entretenimento estarão sendo oferecidas ao público infantil. Playground, brinquedoteca e outros ambientes recreativos estarão à disposição, assim como popica, algodão doce e outras iguarias e refrigerantes.
Na praça, instituições comunitárias, de prestação de serviços e organizações associativas também marcarão presença. Tendas com serviços variados estarão à disposição. Um dos destaque será uma variada praça de alimentação.
Outro ambiente, também, na praça, será um “túnel do tempo”. Através de imagens e de outras referências materiais, mostrará uma síntese da cronologia evolutiva de São Borja desde o seu surgimento em 1682 até chegar à atualidade como Capital Gaúcha do Fandango.