O Rio Grande do Sul tem uma média anual de chuvas muito boa ao longo do ano, em média 1.600 mm/ano, segundo dados meteorológicos da Fepagro, o que permite a captação direta e o armazenamento de água para uso na agropecuária. Tendo em vista os dados de captação pluvial no município, a Prefeitura Municipal de São Borja por meio da Secretaria de Agricultura está desenvolvendo o projeto de limpeza e contenção de microaçudes.
O programa tem incentivo estadual e o intuito é estimular a irrigação e a reserva de água pelos agricultores. A ação visa como público alvo pequenos produtores rurais que desejam o serviço em suas localidades. A limpeza se dará através de dragas que ficarão disponíveis até 24 horas por produtor e o custo será 15 litros de diesel por hora trabalhada.
O secretário Eugênio Dutra salientou que o projeto tem como objetivo fornecer este serviço para aqueles produtores que não consigam por conta própria realizar a limpeza e a manutenção dos açudes.
O Prefeito Eduardo Bonotto destaca ainda, que as ações reafirmam o compromisso da administração municipal com o pequeno e médio produtor. "Nosso intuito é facilitar e melhorar a vida do homem no campo. Nossas equipes realizam diversas ações e projetos para que a comunidade do interior seja beneficiada continuamente", destaca Bonotto.
Para mais informações e agendar a limpeza, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura através do número (55) 3431-4130, Ramal: 256/259 ou ir até a secretaria que fica em anexo a Prefeitura Municipal.