A partir desta quinta-feira, 1º de setembro, inicia a Semana da Pátria em São Borja. Em 2022, quatro desfiles cívicos - dois na cidade e dois no interior do município – serão realizados, entre os dias 03 e 07. As celebrações em 2022 terão como motivação os 200 anos de independência do Brasil, que também é o tema nacional. Já o tema em âmbito local será o aniversário de 340 anos de formação histórica de São Borja.
O presidente da comissão central dos eventos e secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, confirma para as 8 horas do dia 1º, na Praça XV de Novembro, a abertura oficial da programação. Na plataforma cívica Teotônio Vilela, na praça, haverá pronunciamentos de autoridades, hasteamento de bandeiras e execução de hinos.
“É o retorno da festa do civismo e da cidadania”, diz Reolon, sinalizando a retomada das atividades após dois anos de pandemia.
Já o Prefeito, Eduardo Bonotto convida toda população a participar das atividades da Semana da Pátria: “A programação dos eventos cívicos se consolida como um espaço de visibilidade do trabalho de organizações da sociedade civil, apresentação dos alunos de escolas públicas e particulares, projetos de organizações sociais da cidade e também das unidades do Exército e Forças de Segurança que atuam em São Borja. Assim, a celebração permite observar a cidade a partir do olhar de seus habitantes, com o desejo de reforçar e fortalecer o compromisso com a independência, considerando que juntos é possível atuar na construção de uma cidade melhor, mais autônoma e pacífica, desenvolvendo sentimentos de pertencimento e cidadania. Por isso, convidamos a todos para participar dessa bonita festa de civismo, que está sendo preparada com muito carinho para a nossa comunidade”.
A primeira parada cívica será no sábado (03/09), na Rua Francisco Miranda, no bairro do Passo, a partir das 15h. Desfilarão mais de 30 diferentes representações, entre elas unidades do Exército e forças de segurança. Na sequência, será a vez de escolas, universidades e de instituições esportivas, culturais e comunitárias.
Já o segundo desfile será no domingo (04/09), às 10h, na localidade de Rincão do Ivaí. Serão oito representações. Pela ordem desfilarão unidades militares do Exército e Corpo de Bombeiros. As demais representações serão de escolas das redes municipal e estadual, de Ensino Fundamental e Médio.
O terceiro desfile de homenagem à Pátria, será na terça-feira (06/09), às 14h30min, na localidade de Samburá. O evento reunirá 10 diferentes representações, começando pelo Exército e tendo na sequência o Corpo de Bombeiros. Escolas municipais e estaduais, de Ensino Médio e Fundamental, completarão o desfile.
A quarta e maior parada cívica acontecerá no dia 07, a partir das 8h, na Rua General Marques, centro da cidade. Este ano, militares das unidades locais do Exército abrirão a manifestação, seguidas de representações das forças de segurança. No total, serão mais 50 apresentações – o maior número de escolas de Ensino Médio e Fundamental – públicas e privadas – e universidades, além de entidades culturais, esportivas e de prestação de serviços comunitários.