Uma reunião na quinta-feira (25/08), às 9h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) começará a definir a programação de atividades deste ano para a Semana do Idoso em São Borja. O Dia do Idoso é em 1º de outubro, mas estão previstos eventos para a partir da última semana da setembro. A titular da SMDS, Luciane Bidinoto, ressalta que as ações, no período, envolverão instituições públicas e privadas.
A rede de serviços de apoio aos idosos envolve a equipe de gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), o Conselho Municipal do Idoso, o Ministério Público e a Defensoria Pública. Ainda atuam em ações de cooperação a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Asilo São Vicente de Paula e o serviço de assistência do Hospital Ivan Goulart (HIG). Representantes de todas essas instituições participarão do encontro na quinta-feira.
Entre as iniciativas que deverão ser realizadas estão palestras, debates e manifestações na imprensa sobre a Semana do Idoso. Também devem acontecer eventos lúdicos e de caráter recreativo, visando à maior integração dos idosos na comunidade.
O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que lembrar a data é indispensável. Ele observa que, “felizmente, o número de idosos é gradativamente maior e nós, como agentes públicos e cidadãos, temos que ter a responsabilidade de também intensificar apoios”.