O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria Municipal da Agricultura em São Borja (SMAMA) realizou no mês de junho 32 visitas de vistorias aos estabelecimentos credenciados. As vistorias foram de caráter fiscalizatório e orientativo, em observância às exigências técnicas e legais quanto às instalações de equipamentos, documentação nos estabelecimentos e atuação da mão de obra empregada no setor. Outra finalidade foi orientar sobre as práticas na escala de produção.
São 37 estabelecimentos do ramo no município, beneficiando produtos de origem animal. Entre os itens estão, por exemplo, mel, queijo, linguiça, charque, ovos e peixe. O secretário Eugênio Dutra observa que o serviço de inspeção tem a finalidade de garantir a qualidade dos produtos oferecidos, evitando a clandestinidade.
Para assegurar maior segurança ao consumidor, o secretário informa que logo vai ser oferecido gratuitamente mais um curso de capacitação às boas práticas na produção de insumos alimentícios de origem animal. Pela legislação em vigor, a capacitação é obrigatória para o exercício da atividade.
O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que “as ações de apoio aos pequenos produtores sempre foram e continuarão sendo prioridade, considerando a importância do setor que além de produzir alimentos também gera emprego e renda.”