Graças aos avanços de desempenhos que vêm sendo registrados, o programa Primeira Infância Melhor (PIM) também está garantindo mais recursos de manutenção e, por consequência, a ampliação do público assistido. O Governo Estadual é parceiro do Município nas ações locais desenvolvidas. O PIM fica no segundo andar do antigo Hospital São Francisco e a prioridade é atender crianças e gestantes em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a coordenadora local do serviço, Luciele Matozo, serão atendidas 120 crianças de zero a cinco anos e gestantes das diversas regiões da cidade. A partir desta semana, também foi iniciado acompanhamento às crianças e adolescentes da Casa de Acolhida, ampliando a faixa etária do público assistido.
“Considerando os incrementos mais recentes, passamos a receber recursos que permitem ampliar de quatro para sete a equipe de visitadores, com chance ainda de aumentar este número”, ressalta a Secretária Municipal de Saúde, Sabrina Loureiro.
Os visitadores dirigem-se às residências, para realizar atividades e repassar orientações. Em encontros normalmente de meia hora, as gestantes são assistidas em todo seu pré-natal, de modo a garantir saúde plena à futura mãe, assim como ao bebê. Já as crianças até os cinco anos, são estimuladas à socialização, ao desenvolvimento cognitivo, motor, linguagem, à nutrição adequada e à rotinas de vacinas, entre outras ações.