Notícias

28/06/2022 08:19


Procissão de São João batista reuniu dezenas de fiéis

A Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, realizou na noite de quinta-feira (23/06), a tradicional procissão de São João Batista. Saindo do bairro Paraboi, na esquina das ruas Moreira César e Bompland, a procissão percorreu em direção a Fonte de São João, onde foi realizado o banho do Santo, mesmo com o frio os devotos mantiveram a tradição que se estende por gerações.  A celebração iniciou às 19 horas e contou com a presença da fanfarra do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º RC Mec).

Após o banho, os devotos retornaram para a Capela de São João Batista, deixando velas no santuário de homenagem.

A procissão se mantém há mais de 100 anos. Segundo a tradição, uma mãe rezava à São “Joãozinho” Batista pela segurança do filho na Guerra do Paraguai e ao receber ele com vida no final da guerra em 1865, passou a juntar fiéis, que desde então percorrem as ruas em homenagem ao Santo.

O prefeito Eduardo Bonotto esteve presente na procissão e destacou a importância histórica e cultural da celebração para o município. Reunido com a comunidade, Bonotto ainda ressaltou o compromisso da administração municipal em preservar a tradição.

Além de Bonotto, estiveram presentes na procissão o vice-prefeito Roque Feltrin, o chefe de gabinete Reinaldo Menezes Garcia, os vereadores André Dubal e Roni Martins, o secretário da  pasta de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito Moacir Tiecher, além da Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Vânia Alves Cardoso.

Vânia salientou o mérito cultural da procissão de São João Batista para o município de São Borja, destacando o compromisso da pasta na valorização da celebração, “É importante que a secretaria de cultura esteja presente juntamente com os devotos, nossa intenção é não deixar essa celebração de gerações se perder”, comentou.

A programação em homenagem à São “Joãozinho” Batista se encerra na tarde de sexta-feira (25/06), com a Mesa dos Inocentes. A partir das 15 horas, na casa da festeira, onde está o santuário do Santo,  lanches e refrigerantes doados pela comunidade e pela prefeitura municipal serão servidos especialmente a crianças carentes moradoras da região.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...