A Prefeitura de São Borja, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA), realizou de 1 a 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2022. Este ano, o evento teve como foco principal a distribuição de mudas frutíferas.
No total, foram distribuídas 1.500 espécies nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, além de instituições de educação superior, APAE, Polícia Federal e unidades do Exército Brasileiro. Também foram plantadas mudas no loteamento Altos da Boa Vista e distribuídas, no Parcão, aproximadamente 700 espécies gratuitamente para a população.
Também fizeram parte da programação atividades como a visitação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Corsan, recolhimento de lixo eletrônico, lâmpadas, baterias, e pedágio para recolhimento de ração em benefício da ACOPASB (Associação dos Colaboradores e Protetores dos Animais de São Borja).
O Prefeito Eduardo Bonotto destaca que a administração municipal segue empenhada em pautas e demandas que visam a preservação do Meio Ambiente. “As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, o que no caso de São Borja é fundamental, devido as altas temperaturas da cidade no verão. Por esses e outros motivos, a Prefeitura por meio da SMAMA trabalha fortemente nessa questão”, ressalta Bonotto.
O Secretário responsável pela pasta, Eugênio Dutra acredita que o objetivo da Semana do Meio Ambiente foi atingido com sucesso e faz um balanço positivo das ações. “Ficamos muito felizes com o envolvimento das pessoas e instituições em todas as atividades propostas na Semana do Meio Ambiente”, afirma.