Notícias

01/06/2022 09:01


Prefeitura e Defesa Civil auxiliam famílias atingidas por granizo e enchente

Eventos adversos do clima seguem afetando a rotina de famílias na região de São Borja. Depois das consequências da seca histórica até o início do ano, agora o registro é de ocorrência de granizo e cheia do rio Uruguai. Dessa forma, a Prefeitura e a Defesa Civil realizam uma série de ações assistenciais de emergência, para garantir que as famílias atingidas tenham o menor dano possível.

Na terça-feira (31/05), o Prefeito em Exercício, Roque Feltrin e o Coordenador Municipal da Defesa Civil e Secretário Municipal de Infraestrutura, Moacir Tiecher, acompanharam o trabalho de remoção de ambulantes do Cais do Porto e de famílias ribeirinhas para o Ginásio Municipal Cleto Dória de Azambuja. A retirada das pessoas e seus pertences, bem como o transporte até o ginásio, é feita por equipes da Prefeitura.

Tiecher informa que a retirada dos comerciantes do Cais do Porto e também das famílias ribeirinhas está sendo realizada como forma de prevenção, para que quando a água chegar até os quiosques e residências já não haja mais nenhuma pessoa ou bem material que precise ser resgatado com urgência. “Com isso conseguimos amenizar os prejuízos e também garantir a segurança das pessoas”, destacou o Coordenador da Defesa Civil e Secretário Municipal.

Feltrin e Tiecher também estiveram acompanhando o trabalho das equipes da Prefeitura na comunidade de Nhu Porã. No último final de semana a localidade, a 40 quilômetros da cidade, teve várias casas com o telhado destruído pelo granizo. O temporal de pedras durou alguns minutos, mas causou grandes danos, sendo ainda acompanhado de vento forte.

Em Nhu-Porã, oito moradias precisam de ajuda para a recuperação da cobertura, perfurada por granizo. O evento foi na noite de sábado e foram distribuídas 260 telhas de cimento amianto, 59 peças de cunheira e 20kg de prego. Desde domingo equipes da Prefeitura atuam na localidade, na operação de recuperação das casas.

Paralelamente, em menos de um mês é a segunda cheia do Rio Uruguai no município, desalojando famílias. Já na segunda-feira quatro bares no Cais do Porto e quatro famílias foram retiradas por equipes da Prefeitura e da Defesa Civil. As famílias que não conseguem se abrigar na casa de parentes e amigos estão sendo levadas para o ginásio esportivo Cleto Dória de Azambuja.

O Prefeito em Exercício, Roque Feltrin, garante que o Poder Público tem agido dentro do possível, prestando auxílio e realizando serviços para amenizar os danos. Ele afirma que além da distribuição de lonas e outros materiais para reparo nas residências, a Prefeitura também realiza o acompanhamento dos atingidos através de diversos setores como o Desenvolvimento Social.

“Ao todo já foram distribuídos 480 metros de lona e a previsão é de que o Rio continue subindo ainda por alguns dias, o que provocará a remoção de mais pessoas. As famílias de baixa renda que são atingidas pelas adversidades climáticas estão sendo assistidas e recebendo tudo que está ao nosso alcance, como por exemplo cestas básicas para alimentação”, afirma o Prefeito em Exercício.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...