Neste sábado, 28 de maio, foi comemorada a data que assinala o Dia da Saúde da Mulher. A propósito do evento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça algumas orientações básicas ao público feminino e às famílias de modo geral. “É o momento muito apropriado para que todos tenhamos consciência de ações e relações harmoniosas e respeitosas com as melhores, priorizando sempre os protocolos de prevenção em se tratando de saúde”, segundo destaca que a secretária Sabrina Loureiro.
A secretária lembra que em datas representativas como no Outubro Rosa, normalmente as campanha de orientação e as rotinas de exames são intensificada. Entretanto durante todo o ano as atenções devem ser redobradas, para monitorar e eventualmente diagnosticar precocemente a maioria das patologias, cujo agravamento pode ser evitado. A orientação inicial é, como passo inicial, procurar a ESF (Estratégia de Saúde da Família), onde é prestado atendimento básico.
Através das ESFs, é possível encaminhar o agendamentos de todos os exames ginecológicos preventivos, como de colo do útero e de mamografia. A própria ESF fará a regulação do procedimento.
O exame poderá ser realizado no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Ivan Goulart (HIG). Em alguns casos, na própria unidade básica de saúde é feita coleta de material. Já nos casos mais complexos de exames fora da cidade, a regulação é feita pelo MAC, que, mediante, rastreio, indica a cidade e a unidade prestadora de serviço.
A secretária Sabrina Loureiro informa que a partir do mês de junho a previsão é de recolocar em operação unidade de atendimentos itinerantes em relação aos atendimentos à saúde da mulher. “À medida que vamos conseguindo superar as restrições da pandemia, mais atendimentos e mais decentralizados são possíveis”, explica a titular da SMS. Outra orientação é que, no caso de dúvidas, seja feito contato na ESF do bairro.
Nas ESFs são possíveis orientações em relação à prevenção de gravidez, especialmente envolvendo mulheres mais jovens. Igualmente as ESFs podem dar instruções sobre pré-natal, garantindo acompanhamento sistemático. A intenção é incrementar programa educativo de apoio ao público feminino.
Em apoio à saúde da mulher, também estão sendo gradativamente retomadas as atividades das academias ao ar livre nas unidades de saúde. A ideia é, além de socializar e integrar esse público-alvo, ajudar também em relação à qualidade de vida, autoestima e o bem-estar geral.