A equipe do Trabalho Técnico Social (TTS) da Corsan, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está desenvolvendo uma Ação de Geração de Trabalho e Renda (AGTR) no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), do bairro Paraboi.
O bairro foi contemplado com o projeto porque está recebendo obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em São Borja. As mesmas obras ocorrem ainda nos bairros Bettim, Florêncio Aquino Guimarães, Pirahy, Vila Goulart e Vila Esther.
Conforme a Técnica de Referência, Flávia Pazuch, o material utilizado no curso foi todo financiado pela Corsan, que realiza projetos sociais contemplando a população com atividades sociais, oportunizando não apenas a qualificação para o trabalho mas também aproximando a Companhia da comunidade, viabilizando a comunicação entre moradores e os responsáveis pela execução das obras, levando informações de qualidade e fazendo outras atividades sócio-ambientais com a população são-borjense, por meio de dinâmicas participativas, atendimento móvel, reuniões comunitárias, comissões de acompanhamento das obras e visitas informativas pré-obra.
O CRAS, coordenado pela servidora Julita Jungton, cedeu as instalações para a realização da ação e também fez a inscrição das participantes. No CRAS Paraboi o curso de capacitação é destinado à mulheres da comunidade e ensina produção de cucas e bolachas decoradas. O total de horas/aula é de 16h, distribuídas ao longo de quatro encontros. As aulas são ministradas pela Técnica Oficineira, Ireni Schelffer.
Conforme o Prefeito Eduardo Bonotto, a ação visa oportunizar qualificação profissional, considerando o momento econômico vivenciado em razão da pandemia da Covid-19, no qual muitos cidadãos se encontram em condições de vulnerabilidade social.
A Secretária titular da pasta, Luciane Bidinoto, destaca que esse curso vislumbrou a proximidade da festividade da Páscoa e a oportunidade de que as participantes da capacitação possam comercializar seus produtos já nessa data, garantindo geração de renda de forma imediata. A Secretária enfatiza também que outros cursos serão oferecidos pela SMDS ao longo do ano, abrangendo diversos públicos e que as pessoas interessadas podem obter mais informações através do Departamento de Qualificação que atende pelo telefone 3431-9993 Ramal 212.