A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) confirma a realização, nas próximas semanas, de uma operação completa de controle sanitário em todas as unidades escolares sob sua administração. Para tanto haverá uma contratação de empresa na prestação de serviços. A iniciativa visa ao controle sanitário e sanitário no combate a sanitários e sanitários urbanos, o que compreende a desinsetização e desratização de todos os vetores internos utilizados no ambiente escolar.
O secretário de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que “os mesmos cuidados redobrados que já adotamos durante o evento da Covid-19 são agora também adotados de modo a assegurar e segurança à comunidade escolar.”
Os serviços programados para acontecerem nas 30 escolas da rede municipal – como 19 de Ensino Fundamental e 11 de Educação Infantil –, mais nas instalações do CAM (Centro de Atendimentos Multidisciplinares).
“Adota o cuidado de desenvolver o trabalho não final da semana, para aulas que haja prejuízo ou interrupção de atividades demais pedagógicas”, ressalta o secretário.
Para a contratação da empresa que desenvolve os serviços, está aberto processo licitatório na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Projetos (SMPOP). Através do Pregão Eletrônico 016/2022, recebidas/as propostas em 18 de abril, às 9 horas. As propostas serão recebidas através do Portal de Compras Públicas da Prefeitura ( www.portaldecompraspublicas.com.br ) . A licitação é exclusiva para micro e pequenas empresas, segundo edital que pode ser conferido no portal da Prefeitura ( www.saoborja.rs.gov.br ).
O secretário Reolon observa que “temos pautado nossa gestão o bem-estar das pessoas e, nesse sentido, fazemos o que é possível segundo nossos limites.” Ele destaca que, em relação à infraestrutura das escolas, as obras têm a mesma importância aos seus beneficiários. Cidade como exemplo ampliações nas escolas municipais de Ubaldo Sorrilha da Costa e Tio Calandro, recuperação da rede elétrica de Olinto Dornelles e reforma e pintura do Sagrado Coração de Jesus.
Reolon acrescenta que, “enquanto isso, preparamos uma colocação em funcionamento da nossa maior escola de Educação Infantil, no centro da cidade. Do mesmo modo e, apesar dos percalços, encaminhamos outra nova grande escola de Educação Infantil, no bairro Maria do Carmo.”