Notícias

21/02/2022 07:08


Estado e Fepam entregam licença para aterro sanitário em São Borja

O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, juntamente com uma comitiva, recebeu na manhã desta quinta-feira (17/2) o licenciamento para obra de um aterro sanitário com central de triagem de resíduos sólidos urbanos (RSU) no município. O anúncio foi realizado pelo governador Eduardo Leite, pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, pela presidente da Fepem, Marjorie Kauffmann, e pelo secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana.

Segundo Bonotto, é um dia histórico, não apenas para São Borja, mas para toda a região, resolvendo um passivo presente por mais de 200 anos. “Com certeza um avanço histórico ambiental para São Borja e as regiões da Fronteira Oeste, Missões e parte da região central do estado. Além do aspecto ambiental, a medida irá resultar em melhorias para questões de saúde, incremento da economia, com geração de emprego e renda, e uma economia com os atuais custos de levar o lixo para um aterro distante da nossa cidade, 255km aproximadamente”, declarou.

De acordo com o coordenador do projeto da PGR Aterro Sanitário e Tratamento de Resíduos Ltda, João Machado, o empreendimento terá 830 mil m², duas células de aterro, sistema moderno de tratamento de efluentes e capacidade de recebimento de resíduos sólidos urbanos de 15 mil toneladas/mês, tanto orgânicos como recicláveis. O investimento inicial vai girar em torno de R$ 12 milhões, podendo chegar aos R$ 20 mi.

Com início das obras previstos para as próximas semanas, a expectativa é de que operação comece em outubro deste ano. A estimativa é gerar 75 empregos diretos, durante as obras, e a parte operacional deve contar com 50 funcionários.
Foto: Itamar Aguiar

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...