A Revista SB Sala de Aula é um Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que compõe um requisito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja. A criadora e responsável pelo projeto é a mestranda no Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, Priscila Bicca Urach, jornalista graduada pela UNIPAMPA (2012), especialista em Administração e Marketing pela UNINTER (2018) e Gestão em Agronegócios pela UERGS (2021).
São Borja é uma cidade conhecida por suas raízes missioneiras, políticas, ribeirinhas e campeiras. Há uma diversidade de aspectos ligados a sua história e a sua cultura que, muitas vezes, chegam ao conhecimento das pessoas através do acesso a informações resumidas e pontuais, presentes em materiais de divulgação sobre o município. Em outras ocasiões, essas informações são socializadas em palestras ou como conteúdo de aulas, mas sem uma preocupação maior em construir um repertório mais constante e aprofundado junto ao público. Como resultado, muitos dos estudantes, por exemplo, sabem pouco sobre o local onde moram.
Dessa forma, ao refletirmos sobre a questão sob o viés da nossa área – Comunicação –, identificamos o seguinte problema: como podemos contribuir no ensino da cultura e da história são-borjense, junto aos alunos das escolas do município, aproveitando características da narrativa jornalística para crianças?
Então surge a ideia de elaborar uma revista eletrônica através de um site educativo e criativo, dedicado aos alunos do 4° e 5º ano das escolas municipais, que apresente elementos da história, da cultura e do patrimônio de São Borja, de forma a informá-los sobre os principais acontecimentos, dados e curiosidades sobre o município ao longo de sua existência. Dos tempos missioneiros, passando pelas invasões, pelos personagens políticos, e chegando nas lendas e nos fatos da atualidade, essa revista pretende apresentar um pouco do conteúdo pertinente à formação de cidadãos bem-informados e críticos.
O foco da publicação será o uso como material didático, acessado nas próprias escolas, com sugestões para seu aproveitamento mais aprofundado de dinâmicas pedagógicas. Essas propostas de abordagens jornalísticas, em reportagens, notas, entrevistas, entre outros formatos, têm como objetivo serem ampliadas para o caráter multimidiático complementares à narrativa escrita. Os docentes do Município, portanto, podem optar por apresentar em aula o texto-base, e solicitar como tarefa (de aula ou de casa) o acesso a esses complementos, por exemplo. Dessa forma, a publicação tem uma conotação jornalístico-cultural-educativa, oferecendo-se como um instrumento a serviço da apresentação de conteúdos relativos a São Borja, nos anos escolares em questão.
O link para acesso está disponível no Site Oficial da Prefeitura na aba “Secretarias” – “Educação”, sendo o mesmo: https://priscilabiccaurach.wixsite.com/revistasbsaladeaula