Na tarde de sexta-feira, dia 20, a comunidade escolar da Escola Municipal Duque de Caxias conferiu mais uma etapa da concretização da Escola Cívico Militar Duque de Caxias.Em uma solenidade em que estavam presentes autoridades, professores e comunidade, foi apresentado pelo Deputado Estadual Tenente Coronel Zucco, a nova realidade que fará parte da rotina escolar dos alunos que estudam no educandário em breve.
Na oportunidade, entre os presentes, estavam o prefeito Eduardo Bonotto, Secretário Municipal de Educação João Carlos Reolon, comandante do 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, Major Hélio Soares, empresário Celso Rigo, os vereador Progressistas Edson Damião de Melo Ribas, André Dubal, Lindolfo Hardt e Roni Martins, diretora da escola Duque de Caxias, Cristiane Pizetta, entre outras autoridades. Além desses, muitos pais e responsáveis de alunos estavam prestigiando o evento e demonstrando total apoio à esse projeto
Os pronunciamentos giraram em torno da concretização do sonho de ver em São Borja uma escola cívico militar, e também na expectativa de que novas escolas possam nascer a partir desta primeira.
A diretora Cristiane enfatizou que após o anúncio da concretização da escola Duque de Caxias como escola cívico militar, a procura por vagas foi muito grande, inclusive já ter esgotado vagas na educação infantil e ainda em algumas séries do ensino fundamental. Os vereadores também afirmaram que são procurados seguidamente por pais para tentar conseguir uma vaga para seus filhos.
No meio do evento, uma surpresa foi apresentada aos presentes, dois alunos foram encaminhados até o público, vestidos com o uniforme completo, mochila e todo o material escolar que será entregue à todos os alunos do educandário. Além do uniforme e material, doados pelo empresário Celso Rigo, também na mochila será entregue para cada um, uma quantia de arroz, cortesia do Arroz Prato Fino.
A partir de agora seguem alguns trâmites burocráticos, realização de curso por parte do monitor que ficará auxiliando na escola, e também adaptações na escola. Provavelmente em outubro, a realidade da primeira escola cívico militar em São Borja, será concretizada.
Fonte: Rádio Cultura