Notícias

11/05/2019 12:58


São Borja realiza Exposição em homenagem à Darcy Sarmanho Vargas

A abertura da 17º Semana Nacional dos Museus ocorre no dia na próxima segunda-feira (13), às 19 horas, no Museu Getúlio Vargas em São Borja. Como atração do evento, a Prefeitura lançará a Exposição Notável Mulher Brasileira, Darcy Sarmanho Vargas, mãe dos pobres. A exposição será aberta para comunidade no dia seguinte, terça-feira (14).

Os visitantes que quiserem conhecer mais sobre a história da ex-primeira-dama do Brasil têm até o final do mês para prestigiar a exposição, que se encerrará no dia 31 de maio. Os horários de visitação do Museus que é terça a sexta-feira, das 8h30m às 12 h e das 13h30m às 17 h e nos finais mediante agendamento com a equipe do museu. As escolas podem solicitar uma visita guiada, entrando em contato com a administração do museu

A exposição, composta por fotos e painéis irá reconstituir a trajetória da ex-primeira-dama no Brasil e mostrar o trabalho desta São-borjense e seu legado mediante obras sociais, filantrópicas e culturais. A 17º Semana Nacional dos Museus neste ano tem por tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições” e abrange todos os museus da cidade.

A História

Darci Sarmanho Vargas é natural de São Borja, nasceu no dia 12 de dezembro de 1895, em uma família gaúcha de elite. Era a filha mais nova  de Antônio Sarmanho, comerciante local , e de Alzira Lima.

Aos seus 15 anos se casou com o então advogado Getúlio Dornelles Vargas, também natural de São Borja. Ex-Presidente do Brasil, e a primeira-dama do país por dois mandatos.

Na condição de primeira-dama, Darcy Vargas tornou-se um exemplo e uma referência para suas contemporâneas, devido à sua preocupação com as questões sociais e assistenciais.

Darcy, sempre esteve ao lado de Getúlio Vargas nas cenas políticas. Antes da Revolução de 1930, já havia demonstrado seu compromisso com o Brasil, através de obras sociais. Criou em Porto Alegre a chamada "Legião da Caridade", formada por mulheres da elite gaúcha que ajudavam a produzir roupas e angariar e distribuir alimentos para famílias cujos homens participavam, ao lado de Getúlio, da Revolução.

A fundação de diversas instituições criadas em sua honra e por ela mesma formam o seu maior legado. Darcy Vargas faleceu no dia 25 de junho de 1968, aos 72 anos de idade, no Rio de Janeiro.

 

Fonte História: Recanto das Letras e Biblioteca Nacional.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...