Notícias

20/09/2018 00:39


Otávio Reichert - INTEGRANDO 29/09/2018

Água sólida? Traduzi de publicação mexicana, portanto língua espanhola. A descoberta foi protagonizada pelo cientista Sergio Rico, do Instituto Politécnico Nacional, do México. O produto pode revolucionar a produção alimentícia mundial. Em que consiste, afinal?
A água sólida advém de um polímero, chamado “Silos de Água”, que colocada na terra, tipo adubo, em contato com a chuva é capaz de converter-se numa espécie de gel, pois retém líquidos, e assim provendo a planta, pois lentamente vai liberando água, quando em secas. Após meses de estio, sem água, o gel converte-se ao polvo (feltro), mas pode cumprir esta transição sequencial por uns dez anos. Sem contaminar o solo, possibilita solução para grandes áreas de cultivo em áreas com pouca umidade. Outra virtude desta água solidificada é que pode ser facilmente armazenada, pois não oferece perigo, servindo para os distintos cultivos.
O descobridor deste polímero, Sergio Rico, foi candidato ao Prêmio Mundial de Água pelo Instituto Internacional de Água de Estocolmo, em 2015. Por que este recurso não se alastrou além México, onde é usado em grande escala?
No brasil, encontrei a venda pela internet, com preços entre 65 e 100 reais pela saca de 25kg. Já no México, o preço está abaixo de três dólares por saca.

Mar de Aral: Antes com mais de 68 mil quilômetros quadrados de água salgada, hoje, além de areias há centenas de barcos pesqueiros enferrujados, isto nos polos pesqueiros. Os motivos? De 1960 para cá, projetos de irrigação soviéticos desviaram os rios alimentadores. Em 2007 estava reduzido a 10% de seu tamanho original, e atualmente praticamente sem água.

A palavra “LIVRO": Remete-nos, em várias línguas, a árvores. Nas latinas: espanhol e italiano = libro; francês = livre. Originária do latim “liber”, fina camada fibrosa entre a casca e o tronco da árvore que, depois de seca, pode ser usada para escrever, e foi, em idos tempos.
Já nas línguas de origem anglo germânicas, em inglês= book; em alemão e holandês, Buch e boek, respectivamente. O termo advém de bokis, nome da árvore que hoje se chama beech em inglês, da qual se faziam tábuas onde eram escritas as runas, uma antiga forma de escrita europeia.

UPA: Representando a diretoria do Lar da velhice Isabel O. Rodrigues, assisti a inauguração da UPA santo-angelense, realizada em 25 de setembro último.
A UPA funcionará das 7h às 22h. Os administradores afirmam que o horário passará a 24h ao receber repasses federais e estaduais, a ocorrer três meses após o início das atividades, após receber certificação do Ministério da Saúde. Eis o dilema que todos temem: o costumeiro atraso de repasses pelo governo estadual.
Situada no bairro Pippi, disponibiliza consultas médicas, procedimentos de enfermagem, raios X e coleta de material de laboratório. Composta por 20 funcionários da área clínica, a unidade tipo II e conta com 12 leitos de observação e 24 poltronas para medicação. Que tenha vida longa. Sejamos otimistas!

Poesia: Já adquiriu o livro AS BOTAS DO GAÚCHO? Com preço próximo aos R$ 12,00 está à venda na Banca da Praça, Loja Arco-Íris, Tenda da Terra, na Revista & Cia (sagrada Família), etc. Ao tema desta coluna, segue estrofe da poesia Vertentes, deste poeta: 
   Poupe a água na torneira,
não jogue lixo no chão.
A natureza agradece
aos que evitam a poluição!

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...