Os jesuítas, em sua obra de catequese, no século 17, fundaram Missões ou Reduções no Sul da América Latina, onde hoje é o Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai.
E assim, quando os bandeirantes portugueses e espanhóis chegaram àquelas paragens, já se desenvolvia um sistema sócio, politico e comercial ligado a Europa com um vinculo religioso e em um grande desenvolvimento financeiro e social.
Nesse período os guaranis construíram colégios e igrejas, verdadeiros monumentos que ainda hoje dão testemunho da sua atividade.
Principalmente no noroeste do Rio Grande do Sul, pela proximidade com a Argentina os povos jesuítas construíram Catedrais e fortificações de pedra Itacuru em um sistema quase de quarteis para proteger os índios dos ataques dos bandeirantes e melhor administrar o sistema das novas cidades, educar, armazenar e evangelizar, introduzindo novas culturas como plantio, criação de gado, entrepostos de erva-mate iam se formando, pampa adentram. Gado, mate e produtos agrícolas foram os esteios, nessa época, do poderio econômico missioneiro.
O sucesso desta sociedade que apontava cada vez mais forte para a Bacia do Prata começa a ter e dar um perfil autônomo e une Espanha e Portugal com o objetivo de expulsar e escravizar padres e índios com a força das espadas e tratados.
Os padres não quiseram abandonar suas cidades, para os índios a mãe é a natureza e a terra dada por Deus, por isso não quiseram abandonar seus campos;
E assim se originou uma das mais desiguais guerras daquele século: Espanha e Portugal contra os guaranis dos Sete Povos!
Diante do avanço dos dois exércitos europeus, os lanceiros guaranis foram morrendo. E dentro em pouco os exércitos invasores batiam às portas das Reduções.
Os padres, na hora aflita da invasão, na fuga precipitada, não podendo levar consigo as riquezas, esconderam suas economias e tesouros em vários lugares, em lagoas, rios, enterrando em cavernas e terrenos mapeados.
Mas teve um caso que se diferenciou.
Em uma pequena capela construída em um local onde deveria se inicial uma nova redução, suas janelas e portas foram fechadas colocando no seu interior as economias, artes sacras e instrumentos musicais para serem recolhidas posteriormente.
M'Bororé é o vigia da casa. Esses tesouros não ficaram de todo abandonados à cobiça dos homens. Índios devotados aos padres ficaram de guarda. Esse índio era amigo dos santos padres, um verdadeiro guerreiro que devia fazer de tudo para desviar a atenção dos bandeirantes deste local.
História da Musica e Lenda do Bororé - Video
Tendo disciplina em tudo para auxiliar na missão da natureza esconder a casa de pedra nas terras que o Aquífero Guarani alimenta. Dentro do mato, nesta casa de pedra, sem porta e sem janela em nenhum lado. Dentro, as salas estão lacradas cheias de barras de ouro e prata, tão pesadas que são preciso dois homens para remover cada uma delas, instrumentos de corda esculpidos e imagens de santos de todos os tamanhos e várias cruzes, castiçais, cajados, taças e sinos forjados em metais nobres.
Mais que anos, se passaram séculos e os índios fiéis à sua missão, envelheceram, morreram e depois de mortos, continuaram a defender os tesouros.
Este índio, jovem... Envelheceu, e quando morreu devotado a natureza se imortalizou em sua missão. Seu espirito interveem contra todos os que agridem o meio ambiente desviando os que se aproximam da descoberta desta casa onde estão os tesouros guaranis.
Continua a guardar até hoje, fiel, rondando a casa sem aberturas, desviando a todos do caminho de acha-la.
Site: São Pedro Patrono do Rio Grande do Sul;
Site: # Mistério do Chimarrão;
Site: Ritual da Lua Cheia;
Site: A Lenda do Umbu;
Site: Figueira - Patrimônio histórico de Santo Antônio das Missões;
Site: O Sino De Sete, Se Toca Por Um, Morrem Três;
Site: Lenda Peixe Dourado;
Site: Lenda do Monge e o Cerro Pelado;
Site: Cruz de Pau Ferro do Cerro Pelado;
Site: Lenda da M’boi Guaçu - Cobra Grande de São Miguel;
Site: Boitatá - Protetora do Pampa Contra Incêndios;
Site: Gralha o Guardião dos Mistérios;
Site: Lenda Lagoa da Mortandade - Lagoa do Chaine;
Site: Maria do Carmo, Santa Missioneira e Profana, da Terra dos Presidentes;
Site: Chapéu de Santo Antônio;
Site: Lenda Cerro do Inhacurutum;
Site: Lenda Noiva de Sete de Setembro;
Site: Segredo entre Mãe e Filho;
Site: Lenda M'Bororé
Site: A Anti-homenagem JAZ e Sua Justiça;
Site: O Negrinho do Pastoreio;
Site: Santo dos Tropeiros;
Site: Lenda e Pajada do João de Barro;
Site: Lenda Orquídea Lenda;
Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena;
Site: Lenda Alecrim;
Site: Lenda da Cruz de Caravaca;
A Coopatrigo em parceria com a empresa Corteva, esteve realizando no último dia 09 de janeiro um encontro técnico para tratar sobre posicionamento das doenças de soja diante do clima adverso que está ocorrendo neste início de 2025. A reunião teve a participação do Presidente d...
Na tarde desta segunda-feira (20/01), o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social de São Borja, Jefferson Olea Homrich, recebeu o diretor de Educação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Alexsandro Queiroz Lenccina, para uma reunião voltada ao fortalecimento da ed...
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, após enviar material ao LACEN, novo caso de dengue em São Borja. Apesar do registro, a Secretária Sabrina Loureiro afirma que a situação está sob controle e que as medidas de prevenção estão sendo intensificadas. O último caso posit...
A Prefeitura, sob a liderança do Prefeito José Luiz Machado, realizou na tarde de sexta-feira (17/01) uma reunião no gabinete para discutir o planejamento do próximo Processo Seletivo, voltado à contratação de profissionais para a rede municipal de educação. O certame, ainda e...
O Departamento de Esportes de São Borja, após autorização do Prefeito José Luiz Machado, informa que a partir deste sábado, 18 de janeiro, os banheiros feminino e masculino situados junto ao Parcão estarão disponíveis para uso público aos finais de semana e feriados. O horário...