Objetivando o fomento a aprendizagem qualificada, geração de emprego e renda, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Desburocratização, segue ofertando cursos profissionalizantes totalmente gratuitos à comunidade.
quando abertas as inscrições, os interessados nas capacitações que vão desde Informática Básica (40h e 20 vagas), Manutenção e Montagem de Computadores (60h e 20 vagas), Espanhol Básico (40h e 20 vagas), Modelagem Industrial (80h e 15 vagas), Automação Residencial (40h e 15 vagas), Assistente de Química Capilar e Colorimetria (48h e 20 vagas) e Empreendedorismo e Gestão de Serviços (60h e 25 vagas), devem procurar diretamente a equipe da SMDEID para inscrição.
A geração de novas oportunidades e incentivo à inserção no mercado de trabalho acontece tanto por meio do Projeto Capacitar, idealizado pela administração municipal, como por meio de parceria com o Governo do Estado, por intermédio do Programa RS Qualificação, uma iniciativa com contrapartida da Prefeitura de São Borja. Entre os pré-requisitos para adesão às qualificações em parceria com o Governo do RS, está ser maior de 16 anos, enquadrar-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou ainda, desemprego ou subocupação.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Desburocratização, Darlan Santos, explica como os candidatos devem proceder com a inscrição, “as capacitações estão ao acesso de todos os interessados. Sempre divulgamos nas redes sociais e meios de comunicações. Quem se interessar, deve ficar atento aos prazos de inscrições, comparecendo na SMDEID, localizada no 6º andar do Prédio Administrativo da Prefeitura. É importante salientar que deve estar portando uma cópia da Carteira de Trabalho, uma cópia do RG ou outro de igual validade (CNH, carteira profissional), Cópia do CPF e um Comprovante de Residência (contas de água, luz, telefone e/ou IPTU em nome do candidato). Nossa equipe está preparada e disposta a auxiliar no que for preciso para que cada vez mais, os são-borjenses tenham qualificação profissional e retorno financeiro”, afirma.