Notícias

11/12/2023 08:50


Emater/RS-Ascar promove Dia de Campo em São Borja

Durante a tarde da última quarta-feira (06/12), o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Borja realizou um Dia de Campo. O evento aconteceu na propriedade dos produtores José Joaquim da Silva Gonçalves e Sandra Elise Pires Moraes Gonçalves, na localidade de Samburá, e contou com a participação de 50 pessoas, entre produtores e representantes da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Câmara de vereadores, Sicredi e Barraca Missões.

Segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Odacir Decol, a atividade teve como objetivos trazer aos produtores informações técnicas que auxiliem no planejamento das propriedades e na tomada de decisões. Esses esclarecimentos visam ao aumento da renda e melhoria da qualidade de vida, assim como difundir tecnologias já validadas, a fim de que possam ser replicadas ou adaptadas à realidade de cada propriedade. A ação também teve o intuito de proporcionar aos participantes um momento para integração e troca de experiências.

O evento iniciou com um relato do casal sobre a propriedade e as atividades desenvolvidas nela, como criação de bovinos de corte e de leite, avicultura colonial de postura, tendo duas agroindústrias legalizadas, a Agroindústria Tia Laninha com derivados do leite, e a Agroindústria Tia Laninha, de ovos tipo caipira. Após, Decol tratou sobre a importância da diversificação de atividades na propriedade, proporcionando a geração de renda e possibilitando a permanência da família no meio rural com qualidade de vida.

Na segunda estação, os participantes puderam visitar a unidade demonstrativa de pastagens perenes topicais, composta por 17 espécies, onde Decol apresentou as principais características e aspectos técnicos a serem observados na escolha de cada espécie, no preparo e correção do solo, na implantação e no manejo. Na sequência, o extensionista esclareceu sobre o processo de produção de mudas do capim elefante BRS Kurumi, BRS Capiaçu e de batata-doce. Foram distribuídas mudas de capim elefante e batata-doce aos produtores interessados em implantar nas suas propriedades.

Na quarta estação, o médico veterinário do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) Rafael Zborowski falou sobre as principais obrigações sanitárias do produtor rural, cuidados com a sanidade do rebanho bovino e ovino, além do controle de zoonoses.

Na quinta estação, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Clovis Roberto Schwengber abordou o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), ressaltando a importância da utilização para a redução do risco de intoxicação durante o manuseio ou aplicação de defensivos. Schwengber demonstrou como vestir e retirar o equipamento. Na sequência, foi realizada a entrega para cada participante de EPIs disponibilizados pela empresa Ihara.

Na última estação, a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Gisele Dornelles Alves falou sobre a produção de alimentos para subsistência, pontuando a importância da produção na propriedade, buscando a redução de gastos com aquisição e melhoria na qualidade da alimentação. Dessa maneira, proporciona qualidade de vida, saúde e bem-estar à família, além da possibilidade de geração de renda através da comercialização do excedente.

Para finalizar o evento, foi servido um lanche com produtos da agroindústria da família, como queijos, requeijão, doce de leite, ricota e bebida láctea, além de produtos feitos com batata-doce, beterraba, cenoura e espinafre, como pães, pão de queijo e bala de goma.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...