A Defesa Civil Regional e o município de Santo Ângelo, com apoio de entidades e instituições locais, estão com uma força-tarefa atuando na arrecadação de doações para as vítimas das enchentes no Vale do Taquari, fenômeno climático que provocou a perda de vidas humanas e prejuízos materiais de grande monta nos municípios atingidos.
Em reunião realizada no início da tarde desta sexta-feira, 8, o município disponibilizou a estrutura do Parque da Fenamilho à Defesa Civil Regional, para servir como centro de recebimento de doações, triagem e logística de transporte, com o apoio de várias empresas de Santo Ângelo e da região das Missões. A triagem e a embalagem das doações serão feitas pela equipe da Central do Bem com apoio de voluntários.
O horário de funcionamento do centro junto à Fenamilho é das 9 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia, inclusive no final de semana. As doações também poderão ser feitas no Corpo de Bombeiros, no CTG 20 de Setembro e na Central do Bem.
A reunião teve a presença do prefeito Jacques Barbosa, da primeira-dama e idealizadora da Central do Bem, Juliana Barbosa; do deputado estadual Eduardo Loureiro; do coordenador regional da Defesa Civil, tenente Cristiano Becker; do coordenador local da Defesa Civil, Paulo da Rosa; secretários municipais Adolar Queiroz (Desenvolvimento Social e Cidadania); Fernando Bernardi (Saúde); e Francisco Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano); do capitão Cristiano Brilhante, comandante do Colégio Tiradentes; representantes de entidades e instituições voluntárias que auxiliam na arrecadação de donativos.
BASE
O coordenador regional da Defesa Civil agradeceu o pronto atendimento do prefeito Jacques na organização do espaço para as atividades de auxílio humanitário da região missioneira aos municípios do Vale do Taquari. “A base para doações dos 60 municípios de abrangência da Defesa Civil regional será em Santo Ângelo, para que as doações sejam organizadas e preparadas para o transporte. O prefeito Jacques nos cedeu todo o aparato e a segurança necessária para os trabalhos”, assinalou o Becker.
CHAMAMENTO
Jacques declarou que a centralização das arrecadações, permitirão a separação, embalagem e a destinação correta das doações com observação às questões sanitárias relacionadas aos alimentos.
O prefeito também conclamou a sociedade regional para contribuir com doações neste momento difícil e de grande comoção no Estado e no País. “Solidariedade e fraternidade sempre estiveram presentes entre os missioneiros, uma herança do povo guarani e das etnias europeias que desbravaram a região”, afirmou. Ele disse também que, caso solicitado, o município irá enviar máquinas e servidores para auxiliar no enfrentamento às enchentes.
A primeira-dama Juliana Barbosa destacou que a organização será feita de forma que a distribuição seja facilitada, separando roupas e calçados por sexo e numeração, e os alimentos, produtos de higiene e limpeza, triados para o envio conforme demanda dos municípios flagelados.
Em relação aos alimentos, Juliana lembrou que a preferência é por alimentos de consumo imediato, sem preparo prévio, sem a necessidade de cozinhar como pães, bolachas e barras de cereais. Ela também colocou a Central do Bem (Rua Dez de Novembro, 86) à disposição para o recebimento de doações, sem que os voluntários precisem deslocar-se até a Fenamilho, mesmo durante o final de semana. A equipe de vigilância da Central receberá as doações.
PRODUTOS MAIS SOLICITADOS
De acordo com a Defesa Civil, os itens mais solicitados neste momento são:
HIGIENE E LIMPEZA - Balde, vassoura, rodo, sabão em pó, sabão em barra
HIGIENE PESSOAL - Escova de dente, creme dental, sabonete
ALIMENTOS - Leite, Bolacha, biscoito, café, açúcar, achocolatado
FRALDAS - Infantil e geriátricas
ROUPAS DE CAMA - Lençóis, fronhas, cobertas
ROUPAS DE BANHO - Toalhas de banho e de rosto.
PRESENÇAS
Também participaram da reunião, Cleiton Zwirtes, coordenador de Invernadas do CTG 20 de Setembro, representando a patronagem, e o 1º Piá Farroupilha, Murilo Zwirtes; a diretora da Central do Bem, Tassiana Ribeiro; Nicoli Stasiaki Ramos, aluna, representando a ala social do Colégio Tiradentes da Brigada Militar e servidores públicos municipais.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO