O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) oficiou o município da aprovação pelo plenário para a liberação das atividades do Castramóvel em Santo Ângelo. O processo tramitava no conselho desde setembro do ano passado, porém a liberação para a realização de cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos, fêmeas e machos, foi aprovada na sessão plenária do dia 25 de julho e informada ao município nesta quinta-feira, 17 de agosto.
De acordo com a diretora do Setor de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Paola Wojciechowski, a aprovação veio após uma série de ajustes e adequações necessárias, feitas pelo município na unidade de esterilização para atender as exigências sanitárias do CRMV.
Paola informou também, que o setor irá iniciar os agendamentos com os tutores dos animais cadastrados já na próxima segunda-feira, 21, considerando que a unidade está pronta para a realização dos serviços de esterilização, em parceria com os cursos de Medicina Veterinária da URI Santo Ângelo e da FASA.
A diretora disse que ao longo da tramitação do processo junto ao CRMV/RS, formou-se uma grande demanda para a castração, com 123 cães e gatos, machos e fêmeas, aguardando pelo procedimento.
O Castramóvel irá funcionar junto ao Setor de Proteção e Bem-Estar Animal, na Rua Marechal Floriano, 160 (antiga Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. O telefone para contato é 55 9 9687-5335.
Para os benefícios da esterilização de cães e gatos, é preciso observação a algumas condicionantes, como o atendimento a animais abandonados, sob a tutela de organizações não-governamentais e de famílias de baixa renda.
COMPROMISSO
O prefeito Jacques Barbosa comemorou a liberação do Castramóvel afirmando que este é um avanço na política de bem-estar animal e um compromisso do governo, aliado à criação do Setor de Proteção e Bem-Estar Animal em sua gestão. “A castração é um método ético e eficaz na busca pela promoção da saúde pública e ambiental, tendo em vista que a reprodução indiscriminada de cães e gatos aumenta os casos de abandono, maus-tratos e contribui na propagação das doenças transmissíveis ao homem. É também, um compromisso do governo com a rede de proteção animal”, concluiu.
Texto: Tarso Weber Foto: Fernando Gomes/Arquivo
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES