Reunião realizada no auditório da URI Santo Ângelo contou com apresentação do estudo ambiental e traçado da nova rodovia, recebendo sugestões e tirando dúvidas da comunidade
Na manhã desta terça-feira, 15, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promoveram audiência pública para debater a implantação e a pavimentação da BR-392, entre os municípios de Santa Maria e Santo Ângelo.
A obra encontra-se na fase de licenciamento ambiental prévio e tem por objetivo a melhoria de acesso aos polos regionais, principalmente no que se refere aos municípios localizados na área de interesse, auxiliando o escoamento da produção, densificando a malha viária estadual e preenchendo as descontinuidades da BR-392.
Dos 259,25 quilômetros de extensão do empreendimento, 35,70 quilômetros serão restaurados e 223,55 quilômetros serão construídos, abrangendo uma área de estudo de 18 municípios, sendo eles: São Sepé, Formigueiro, Santa Maria, São Pedro do Sul, Toropi, Jari, Tupanciretã, São Miguel das Missões, Entre-Ijuís, Santo Ângelo, Dilermando de Aguiar, São Martinho da Serra, Quevedos, Capão do Cipó, Joia, Vitória das Missões, Eugênio de Castro e Giruá.
A audiência pública foi presidida pela superintendente estadual do Ibama, Diara Maria Sartori e contou ainda com as presenças do superintendente estadual do DNIT, Hiratan da Silva e do coordenador do setor Meio Ambiente e Recursos Renováveis da STE, empresa contratada para os estudos, Adriano Panazollo.
O prefeito Jacques Barbosa acompanhou a apresentação dos estudos e os debates em torno da obra e afirmou que foi importante para a comunidade conhecer detalhes de uma obra de grande investimento financeiro e fundamental impacto para o desenvolvimento econômico da região. Jacques acompanhou as explanações ao lado do deputado estadual Eduardo Loureiro, do vice-prefeito Volnei Teixeira e da diretora da URI Santo Ângelo, Berenice Wbatuba.
Foram apresentados todos os detalhes técnicos do estudo ambiental e de viabilidade econômica e do trajeto proposto. Foram três possibilidades de traçados analisadas e a mais viável é a que conta com menos intervenções urbanas e projeção de investimento de R$ 5,7 milhões por quilômetro, com duas faixas de 3,6 metros e acostamentos laterais de 2,5 metros.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Ainda serão realizadas audiências públicas em São Pedro do Sul, na quinta-feira, 17, e Santa Maria, na sexta-feira, 18. Até 20 dias após a conclusão das audiências públicas, serão recebidas sugestões e observações no endereço eletrônico www.audienciapublica.br392rs.com.br.
As manifestações feitas serão registradas e levadas em consideração no processo decisório de licenciamento e implantação do projeto, que é o passo seguinte.
DATAS
Não há estimativa de datas para a conclusão dos estudos e consequente início das obras. O superintendente estadual do DNIT, Hiratan Silva, afirmou que é necessário superar as etapas necessárias e obrigatórias. Ele lembrou que o primeiro movimento para a obra ocorreu em 2009 e que o contrato para os estudos técnicos e ambientais foi efetivado em 2011.
TRAJETO
Uma estimativa inicial aponta investimento de R$ 1,5 bilhão para o novo trecho, que iniciará no Distrito de Santa Flora, contornará Santa Maria, transpondo a BR-158 por viaduto. Um outro viaduto fará a transposição pela ERS-377, na localidade de Espinilho Grande e no km 154 chegará ao Distrito de Coimbra, em São Miguel das Missões, passando ainda pela Esquina Ezequiel, Santo Antônio do Boqueirão, Carajazinho e Esquina Missões. No km 208, a passagem será pela BR-285, via viaduto, contornando Santo Ângelo e com travessia no Rio Ijuí no km 213, passando pela Barra do São João e ingressando no trecho atual da BR-392 no entroncamento com a ERS-344.
Nos 18 municípios atingidos são 473 mil habitantes, o que representa 4,23% da população gaúcha. Essa região é responsável para produção agrícola que corresponde a 25% do PIB do Rio Grande do Sul.
Texto: Hogue Dorneles Fotos: Fernando Gomes
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