Notícias

16/08/2023 06:46


Audiência pública debate novo traçado da BR-392

Reunião realizada no auditório da URI Santo Ângelo contou com apresentação do estudo ambiental e traçado da nova rodovia, recebendo sugestões e tirando dúvidas da comunidade

Na manhã desta terça-feira, 15, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promoveram audiência pública para debater a implantação e a pavimentação da BR-392, entre os municípios de Santa Maria e Santo Ângelo.

A obra encontra-se na fase de licenciamento ambiental prévio e tem por objetivo a melhoria de acesso aos polos regionais, principalmente no que se refere aos municípios localizados na área de interesse, auxiliando o escoamento da produção, densificando a malha viária estadual e preenchendo as descontinuidades da BR-392.

Dos 259,25 quilômetros de extensão do empreendimento, 35,70 quilômetros serão restaurados e 223,55 quilômetros serão construídos, abrangendo uma área de estudo de 18 municípios, sendo eles: São Sepé, Formigueiro, Santa Maria, São Pedro do Sul, Toropi, Jari, Tupanciretã, São Miguel das Missões, Entre-Ijuís, Santo Ângelo, Dilermando de Aguiar, São Martinho da Serra, Quevedos, Capão do Cipó, Joia, Vitória das Missões, Eugênio de Castro e Giruá.

A audiência pública foi presidida pela superintendente estadual do Ibama, Diara Maria Sartori e contou ainda com as presenças do superintendente estadual do DNIT, Hiratan da Silva e do coordenador do setor Meio Ambiente e Recursos Renováveis da STE, empresa contratada para os estudos, Adriano Panazollo.

O prefeito Jacques Barbosa acompanhou a apresentação dos estudos e os debates em torno da obra e afirmou que foi importante para a comunidade conhecer detalhes de uma obra de grande investimento financeiro e fundamental impacto para o desenvolvimento econômico da região. Jacques acompanhou as explanações ao lado do deputado estadual Eduardo Loureiro, do vice-prefeito Volnei Teixeira e da diretora da URI Santo Ângelo, Berenice Wbatuba.

Foram apresentados todos os detalhes técnicos do estudo ambiental e de viabilidade econômica e do trajeto proposto. Foram três possibilidades de traçados analisadas e a mais viável é a que conta com menos intervenções urbanas e projeção de investimento de R$ 5,7 milhões por quilômetro, com duas faixas de 3,6 metros e acostamentos laterais de 2,5 metros.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Ainda serão realizadas audiências públicas em São Pedro do Sul, na quinta-feira, 17, e Santa Maria, na sexta-feira, 18. Até 20 dias após a conclusão das audiências públicas, serão recebidas sugestões e observações no endereço eletrônico www.audienciapublica.br392rs.com.br.

As manifestações feitas serão registradas e levadas em consideração no processo decisório de licenciamento e implantação do projeto, que é o passo seguinte.

DATAS

Não há estimativa de datas para a conclusão dos estudos e consequente início das obras. O superintendente estadual do DNIT, Hiratan Silva, afirmou que é necessário superar as etapas necessárias e obrigatórias. Ele lembrou que o primeiro movimento para a obra ocorreu em 2009 e que o contrato para os estudos técnicos e ambientais foi efetivado em 2011.

TRAJETO

Uma estimativa inicial aponta investimento de R$ 1,5 bilhão para o novo trecho, que iniciará no Distrito de Santa Flora, contornará Santa Maria, transpondo a BR-158 por viaduto. Um outro viaduto fará a transposição pela ERS-377, na localidade de Espinilho Grande e no km 154 chegará ao Distrito de Coimbra, em São Miguel das Missões, passando ainda pela Esquina Ezequiel, Santo Antônio do Boqueirão, Carajazinho e Esquina Missões. No km 208, a passagem será pela BR-285, via viaduto, contornando Santo Ângelo e com travessia no Rio Ijuí no km 213, passando pela Barra do São João e ingressando no trecho atual da BR-392 no entroncamento com a ERS-344.

Nos 18 municípios atingidos são 473 mil habitantes, o que representa 4,23% da população gaúcha. Essa região é responsável para produção agrícola que corresponde a 25% do PIB do Rio Grande do Sul.

Texto: Hogue Dorneles Fotos: Fernando Gomes

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...