Nos dias 19 e 20 de maio, o Curso de Educação Física da URI Santo Ângelo, participou de um intercâmbio internacional junto ao Instituto Carlos Linneo de Oberá, na Argentina.
Sob o tema “Vida na Natureza e Ecologia II”, essa viagem técnica, liderada pela coordenadora do Curso Cinara Enéas Mürmann e o professor Uberti Jesus Ocampos Messina, proporcionou aos estudantes uma experiência enriquecedora, promovendo o desenvolvimento pessoal e um treinamento abrangente em assuntos pertinentes.
O objetivo do intercâmbio educacional foi fomentar a interação sociocultural e a produção intelectual, utilizando a interação com outra instituição para gerar motivação, expectativas e interesse nos alunos, fortalecendo seu sentimento de pertencimento.
Além disso, visou estabelecer uma troca de conhecimentos entre as regiões, aprendendo com a cultura e a troca de experiências.
O projeto abordou a transição do conhecimento teórico para o prático, concentrando-se nas atividades na natureza e nas atividades de aventura no ambiente natural.
Ao aprender com profissionais especializados, os alunos puderam aprimorar sua construção e apropriação de conteúdo, ao mesmo tempo em que enfatizavam a segurança e o aprendizado de técnicas essenciais para a profissionalização nessa área.
Segundo a professora Cinara, durante a viagem, houve a oportunidade de experimentar um acampamento educativo, possibilitando a troca de saberes e experiências com os estudantes do Instituto Carlos Linneo.
“Esse ambiente de convivência em meio à natureza, afastado dos estímulos constantes da tecnologia, proporcionou uma atmosfera propícia para a comunicação e a aprendizagem sobre diferentes culturas, necessidades, expectativas e possibilidades”, diz a coordenadora do curso de Educação Física da URI.
O intercâmbio teve como metas abordar tendências atuais e reais na demanda por profissionalização nos setores relacionados à educação física, interagir com alunos e professores de diferentes experiências e formações, promover relações sociais que permitam visualizar expectativas de trabalho e futura profissionalização, reforçar conteúdos conceituais com especialistas, colocar em prática esses conteúdos e fortalecer a motivação, o sentimento de pertença e o desfrute da natureza.
Todos os participantes desfrutaram de atividades de aventura no ambiente natural, como orientação e segurança aquática nas atividades de canoagem e caiaque, bem como organização de acampamento e atividades recreativas em equipe.
Além disso, houve momentos de integração por meio de passeios de kaiak, explorando o rio e desfrutando de momentos de lazer e troca de ideias ao redor da fogueira.
O intercâmbio educacional foi direcionado aos alunos do espaço curricular “Vida na Natureza e Ecologia II”, e aos professores do ramo da vida na natureza e áreas afins.
Os alunos e professores convidados de Educação Física da URI Santo Ângelo, também se beneficiaram dessa experiência enriquecedora.
Na avaliação da professora Cinara Mürmann, a comunidade educativa de ambas as instituições participantes certamente se beneficiará da disseminação informal de conhecimentos e da motivação gerada por essa experiência significativa.
O curso de Educação Física da URI Santo Ângelo, está empenhado em promover projetos educativos que fortaleçam a formação dos alunos e incentivem o intercâmbio de conhecimentos.
Projetos como esse são fundamentais para ampliar horizontes, enriquecer a vivência acadêmica e preparar os estudantes para os desafios profissionais futuros.
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JAIR FACAS ANTIGAS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES