Na manhã do domingo, 26, foi inaugurada na Praça Leônidas Ribas a escultura de Santo Ângelo Custódio, o Anjo da Guarda. O ato fez parte das comemorações dos 150 anos de emancipação político-administrativa de Santo Ângelo e foi realizado em meio a mais uma edição do Brique da Praça.
A obra tem 1,90 metro de altura, pesa 600 quilos e foi produzida pelo escultor Rogério Bertoldo. A escultura retrata o padroeiro de Santo Ângelo, conhecido como “guardião das Missões e protetor dos povos missioneiros”. O trabalho em pedra arenito conta com elementos da cultura indígena, traz referências do sol guarani e da Ave Maria, além da Cruz Missioneira.
Bertoldo é escultor com reconhecimento internacional pelas obras que estão colocadas em diversos municípios e por manter no interior de Júlio de Castilhos o Jardim das Esculturas, considerado o maior espaço de obras em pedra das américas. Outra obra do artista em Santo Ângelo é o busto de Palmiro Rigon, fundador da Pirâmide Missões.
No ato inaugural, o prefeito Jacques Barbosa observou que a escultura do padroeiro agrega-se a outros atrativos culturais de Santo Ângelo, ressaltando a figura do “Anjo da Guarda” nas duas praças centrais.
APRESENTAÇÕES E PRESENÇAS
O ato contou com apresentações artísticas da ONG Parceiros do Bem e o quarteto formado por Eduardo Maycá, Ari Roberto Moreira, Lorenzo Rossini e Marcell Ferreira interpretou a música “Anjo da Praça”, de autoria de Claudio Reinke, vencedora da 10ª edição do Canto Missioneiro, realizada em 2017.
Participaram do ato, a primeira-dama Juliana Barbosa; deputado estadual Eduardo Loureiro; secretário municipal de Cultura e Esportes, Douglas Barbosa; vereador Felippe Terra Grass, representando a Câmara Municipal; presidente da Associação do Brique, Nelly Oliveira; presidente da 20ª Fenamilho Internacional, Luís Alberto Voese e esposa Marilise e secretários municipais Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais), João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação) e Àlvaro Uggeri Rodrigues (Desenvolvimento Rural) e as soberanas do Sesquicentenário, rainha Sandy Couto e as princesas Milena Jardim e Gabriela Severo.
Texto: Hogue Dorneles Fotos: Fernando Gomes
CLIQUE AQUI E ADQUIRA OS LIVROS DO PROFESSOR SÉRGIO VENTURINI
COMPRE PACOTES TURÍSTICOS, INGRESSOS E PRODUTOS MISSIONEIROS
Documentos e artigos da história missioneira
CATURRA FREE SHOP - Porto Xavier
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA - São Luiz Gonzaga
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA - São Miguel das Missões
PARQUE DAS FONTES - Entre-Ijuís
ATELIÊ VÓ ANGELINA - São Miguel das Missões
ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - São Miguel das Missões
LOJAS IMIGRAÇÃO - Caibaté e Vitória das Missões
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - Ao lado do Posto no Trevo de São Miguel das Missões
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES - São Miguel das Missões
JAIR FACAS ANTIGAS - São Miguel das Missões
VIRTUAL TECH - São Miguel das Missões
Fenamilho Internacional 2023 - Saiba tudo sobre o evento