Notícias

28/06/2023 17:16


Artesãos criam associação para potencializar o desenvolvimento do Setor em Salvador das Missões

Na terça-feira 27 de junho, foi oficializada a criação da Associação de Artesãos de Salvador das Missões. A organização tem como objetivo principal fortalecer as atividades desenvolvidas pelos artesãos do município e seu artesanato, e contribuir com a progressão do setor.

No início era um grupo de artesãos que se reuniam para expor seus trabalhos artesanais apenas em feiras municipais, datas comemorativas e na praça em alguns finais de semana. Com o passar do tempo o grupo de artesões sentiu a necessidade de legalizar-se e, após uma longa caminhada de organização de documentos, neste mês de junho de 2023 é fundada a entidade.

A Associação tem por objetivos o desenvolvimento da arte e técnica em artesanato através de seus artesões, podendo promover feiras para vendas e capacitação para o aprimoramento de seus artesãos visando o conhecimento de novas técnicas de artesanato, estimulando também, a exposição dos produtos artesanais.

A criação do grupo possibilitará a compra conjunta de materiais, busca por cursos, palestras, convênios e parcerias com outras associações, sindicatos e órgãos governamentais. Com isso, os artesãos terão mais força para pleitear verbas junto ao Poder Público e realizar reivindicações em nome da organização.

O presidente da associação, Rogério Fures, explica que essa organização é muito importante para ampliar a força dos artesãos do município na luta pelo desenvolvimento de seus trabalhos. "Uma coisa é uma pessoa ir reivindicar algo, e outra é quando uma associação reivindica, tem mais poder", afirmou.

Nas manifestações do Prefeito Vilson Schons e dos Vereadores Samuel Schneider e Julci Luft, presentes no ato de formalização da associação, evidenciaram que a cultura de Salvador das Missões conquista destaque com a organização da Associação de Artesãos, pois contribui para a geração de renda desses trabalhadores e suas famílias, além de oferecer atrativos para o público nos eventos. Com a criação da associação, todos saem ganhando para um melhor desenvolvimento do setor.

Salvador das Missões é conhecido como a “Capital Missioneira do Cooperativismo”, e com os mesmos propósitos, a associação estará preservando a história e a cultura local através do resgate, das suas técnicas artesanais, onde produzem mercadorias que identificam o município, participam de feiras e exposições municipais, representam o município em eventos e já integrados a Rota Turística das Missões.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOs NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JAIR FACAS ANTIGAS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...