Notícias

11/10/2022 09:16


Família de Salvador das Missões agrega valor à produção com agroindústria de nozes

Persistência e organização marcaram o processo para que a família Arenhardt pudesse celebrar a formalização da Agroindústria Nozes Andorinha. Com acompanhamento da Emater/RS-Ascar e apoio da Administração Municipal, a família consolidou o empreendimento localizado na Vila Santa Catarina, em Salvador das Missões, que hoje está legalizada tributária, sanitária e ambientalmente. 

Em um contexto de sucessão familiar, a agroindústria de propriedade de Armando Jacó Arenhardt, conta com o envolvimento do genro Odacir Luiz Muller, da filha Carlise Beatriz Arenhardt e da esposa Irami Ágata Arenhardt. “Poder contar com o apoio da assistência técnica da Emater nos diferentes passos foi muito importante para darmos continuidade ao propósito da família”, destacou Arenhardt.

A caminhada de 14 anos, desde o plantio da primeira muda até a formalização do empreendimento, foi celebrada durante a visita de parceiros, entre eles, a Emater/RS-Ascar e a Administração Municipal, nesta quarta-feira (28/09).

A produção dos 400 pés, dispostos em quatro hectares, varia de 8 a 10 mil quilos de nozes com casca ao ano. A agroindustrialização, com a retirada da casca, permite maior agregação de valor ao produto e uma demanda ainda maior pelos consumidores. A busca pela legalização permitiu que recebessem a certificação do Programa Estadual de Agroindústria Familiar e, assim, possam acessar a mercados tradicionais e institucionais. “A formalização da atividade é a coroação de um trabalho de muito tempo, que contou com a persistência e visão da família sobre a importância de agregar mais valor ao produto”, destaca o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Jaderson Toledo. “A Andorinha é a primeira agroindústria familiar de nozes formalizada na região de Santa Rosa. A consolidação desses empreendimentos mostra a potencialidade da região na diversificação das culturas”, destacou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, que esteve acompanhado na visita pelo supervisor Joney Braun e pelo extensionista do Escritório Regional, médico veterinário Jorge Lunardi. 

Para o vice-prefeito e secretário municipal da Agricultura, Leomar Henrich é motivo de satisfação as agroindústrias do município buscarem uma situação de legalidade. “Para isso é muito importante este trabalho feito em parceria pela Administração Municipal e Emater, sendo que trabalhamos sob um mesmo foco, na melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas”, reiterou Henrich. A importância do trabalho em parceria com a Administração Municipal também foi reiterada pela extensionista da Emater/RS-Ascar Janete Cegielka.

Os consumidores também são beneficiados com a oferta constante de um produto local, com qualidade e segurança alimentar reconhecidas. “Para nós é uma honra tê-los como associados e poder ofertar em nosso quiosque um produto de qualidade e legalizado, que tem uma demanda muito grande”, afirmou a presidente da Coopaf Vida Nova, Edite Maria Haas Witczak.

Segundo Lunardi o município de Salvador das Missões conta atualmente com seis agroindústrias legalizadas, que fornecem produtos de qualidade, representando a diversidade da agricultura familiar da região.

CATURRA FREE SHOP EM PORTO XAVIER
VESTIBULAR URI
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LOJAS IMIGRAÇÃO EM CAIBATÉ E VITÓRIA DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...