Promovido nesta quinta-feira, 27, o Encontro Internacional de Turismo promovido pela 20ª Fenamilho reuniu representantes de municípios das Missões, da Fronteira Oeste, Noroeste e região central do Rio Grande do Sul, além de representantes da Argentina, Paraguai e Uruguai.
Na abertura, o prefeito Jacques Barbosa lembrou que a Fenamilho é palco de integração e não poderia ser diferente em relação à história única que une os missioneiros do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. “Somos um povo só separado por alguns rios”, afirmou, acrescentando que “a ponte internacional Porto Xavier-San Javier será decisiva para o desenvolvimento econômico, social e humano, valorizando uma história que merece ser conhecida por todos”.
O presidente da 20ª Fenamilho, Luís Alberto Voese, também ressaltou o potencial econômico do turismo, com envolvimento das comunidades e projetos que podem ser colocados em prática a partir do debate promovido na feira.
O Encontro Internacional foi coordenado por Romaldo Melher dos Santos, da comissão de turismo da Fenamilho e diretor municipal do setor.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Durante o Encontro Internacional foi realizada audiência pública da Assembleia Legislativa proposta pelo deputado Eduardo Loureiro. A audiência pública contou com as presenças do secretário estadual de Turismo, Vilson Covatti, e do secretário adjunto, Luís Fernando Rodrigues.
O ponto principal do debate foi o programa Pró-Missões, aprovado na Assembleia, mas vetado pelo Governo do Estado. Entretanto, a Assembleia derrubou o veto e promulgou a lei que cria o programa. Trata-se de um programa que possibilita a destinação de parte do ICMS pago pelas empresas para ações na área do turismo missioneiro. “O Estado vetou e não regulamenta o programa com alegações técnicas e jurídicas, mas temos que buscar uma alternativa, construir uma política pública que contemple os investimentos na região”, reforçou o deputado.
O secretário Covatti concordou com o deputado, reconhecendo a vontade da região e a representatividade do parlamento gaúcho que promulgou a lei do Pró-Missões, assumindo o compromisso de buscar meios para que essas ações se consolidem.
Essa situação, inclusive, será repassada para o governador Eduardo Leite na visita que fará à Feira na noite desta sexta, 28.
Na parte da tarde, o Encontro segue discutindo ações, experiências sobre produtos turísticos e promovendo a troca de experiências e informações.
PRESENÇAS
Participaram da solenidade de abertura do Encontro, Amauri Pires da Silva, prefeito de Caibaté e vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM); Cornélio Luis Grimm, prefeito de Vitória das Missões e diretor do Departamento de Turismo da AMM; Júlio Vasquez, representante da Argentina; Olga Fischer, representante do Paraguai e Antônio Boeira, presidente do Uruguai.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes
CLIQUE AQUI E ADQUIRA OS LIVROS DO PROFESSOR SÉRGIO VENTURINI
COMPRE PACOTES TURÍSTICOS, INGRESSOS E PRODUTOS MISSIONEIROS
Documentos e artigos da história missioneira
CATURRA FREE SHOP - Porto Xavier
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA - São Luiz Gonzaga
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA - São Miguel das Missões
PARQUE DAS FONTES - Entre-Ijuís
ATELIÊ VÓ ANGELINA - São Miguel das Missões
ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - São Miguel das Missões
LOJAS IMIGRAÇÃO - Caibaté e Vitória das Missões
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - Ao lado do Posto no Trevo de São Miguel das Missões
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES - São Miguel das Missões
JAIR FACAS ANTIGAS - São Miguel das Missões
VIRTUAL TECH - São Miguel das Missões
Fenamilho Internacional 2023 - Saiba tudo sobre o evento