Detalhes do Site

Igreja Matriz de Pirapó - Igreja São José.



    Com estilo gótico, foi inaugurada em 1957. No interior da igreja visualiza-se o estilo barroco, nos rococós espiralados, nos topos das colunas. Mas os primeiros atos de evangelização ocorreram com a presença dos missionários jesuítas nestas terras por ocasião da fundação de Assunção do Ijuí. Próximo a cidade de Pirapó e essa essência perdura até agora, como se diz nas missões “terra de seiva pura”. Com a chegada dos colonos alemães por volta de 1900 ressurge a comunidade. Sua arquitetura e os vitráis se destacam na região.
    São José
    Padroeiro, dos pais, das famílias, dos carpinteiros, dos trabalhadores e de toda Igreja e Protetor da Boa Morte
    São José ou José de Nazaré ou José, o Carpinteiro foi, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus. O nome José ou em ebraico Yosef, por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de David, é venerado como Santo pela igreja, que o celebra como seu padroeiro universal. A liturgia luterana também dedica um dia - 19 de março - à sua memória, sob o título de "Tutor de Nosso Senhor". Operário, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.
    Mas José morreu verdadeiramente no beijo do Senhor, porque expirou nos braços de Jesus. E se, como acreditamos, ele teve o uso dos sensos e da palavra até o último suspiro, por isso é invocado para a proteção de uma boa morte. Chamar a atenção sobre a vida de São José aos que sofrem os últimos momentos eleva e retrata o Pai amigo e bondoso auxiliando esse momento tão difícil.

  • Sobre

  • No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas
    que o vento não conseguiu levar:
    um estribilho antigo
    um carinho no momento preciso
    o folhear de um livro de poemas
    o cheiro que tinha um dia o próprio vento...
    Mario Quintana

    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira. 

Informações

Igreja Matriz de Pirapó - Igreja São José.
Pirapó, RS
No centro da cidade frente Praça
Telefone: (55) 3351-1800

Formulário para contato