Notícias

17/02/2019 20:34


Três Missioneiros nascidos em São Borja ocuparam a Presidência do Brasil

Povo que não sabe de onde veem, não vai a lugar nenhum. São Borja, Região das Missões, Terra dos Presidentes. Única cidade do Brasil onde nasceram três homens que ocuparam o cargo de Presidente do Brasil.
Cidade fundada em 1682 pelos Padres Jesuítas, a primeira dos Sete Povos das Missões, São Borja tem a civilização mais antiga do estado e uma das mais antigas do Brasil, sendo povoada ininterruptamente desde sua fundação, situada na fronteira oeste do estado cruzando o rio Uruguai entramos na Argentina.
Que Mistérios Guarda a Região Missioneira, que gerou homens com personalidades fortes, amados e odiados, que seus atos ultrapassaram gerações, com reflexos na mudança de comportamento de uma nação inteira. Seus nomes foram bastiões de exemplo em todo o país. 
O cargo maior, disputado em todo o país, de Presidente da República foi ocupado por três Missioneiros, Getúlio Vargas, João Goulart e Ibsen Pinheiro, a Lei Estadual 13.041/2009 declarou oficialmente São Borja "Terra dos Presidentes", por ser cidade natal de dois ex-presidentes do Brasil, eleitos para o cargo: Getúlio Vargas e João Goulart e de Ibsen Pinheiro que ocupou interinamente a Presidência da República em 1992, devido ao impeachment de Collor.
Isso é um dado histórico e muito importante para a Região das Missões, temos um grande numero de missioneiros que foram destaque e são exemplos de vida. Esses exemplos têm de se cultuar e exaltar, a que guardar para aprender com suas histórias de vida, seus erros e acertos.
São Borja gerou em suas terras políticos e profissionais das mais diversas atividades nativos e adotados como Leonel Brizola que fez verdadeiras revoluções atráves da sua palavra e exemplo ou Aparício Silva Rillo que adotou esta cidade e deste Porto influencio toda uma cultura através dos Troncos Missioneiros e os Angueras.  
Caso fossemos focar em São Borja nos lembraríamos das vivencias do Barão de São Lucas, Herói da Guerra contra o Paraguai, ainda grandes políticos, como o Coronel Apparício Mariense da Silva, Leonel Brizola, Tarso Genro e outros. Poderíamos citar exemplos culturais como Telmo de Lima Freitas ou Mano Lima e tantos outros, heróis que através de Trabalho, vocação ou exemplo fizeram a grande diferença, do Peão ao Executivo...
A Região das Missões é abençoada por sua história, miscigenação e exemplos, tivemos e teremos sempre espaço singular na história do Riogrande do qual somos o berço e não há Brasil sem Riogrande! Esses nossos grandes heróis, que encardidos desta terra vermelha fizeram a diferença quando tinham as rédeas na mão em suas decisões, arcando com o peso dos acertos e erros. O povo que conta suas histórias e lendas, trabalha sua autoestima e educação, não é bairrismo é historia.
Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever seus personagens missioneiros, e temos tantos, pessoas que lutaram pela emancipação dos municípios, família que colonizaram, homens e mulheres que geraram costumes e fundaram piquetes, associações, empresas e tantas instituições que influenciaram e alteraram suas comunidades.  Exemplos, heróis vivos com nome, sobrenome, apelidos ou CNPJ. Lendas, costumes, vão assim, de depoimento em depoimento, montando a história do local, de seu povo e a visão que ele faz sobre si e para si. 
Roteiro por São Borja - Sites
Mausoléu Getúlio Vargas
Museu Getúlio Vargas 
Túmulo Getúlio Várgas 
Praça Getúlio Vargas 
Gregório Fortunato o Anjo Negro de Getúlio Vargas 
Imagem: Restauração Museu Casa Getúlio Vargas 
Reaberto em grande estilo Museu Getúlio Vargas 
Vídeo: Reforma do Museu Getúlio Vargas 
Conheça a trajetória política de Getúlio Vargas 
O Estado Novo de Getúlio Vargas 1937

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Lagos Restaurante e Lancheria em Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...