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31/08/2018 17:54


Artigo Sobre São Miguel Apresentado na Europa

Há décadas quando as grandes nações firmaram estratégias de desenvolvimento do Turismo e Comércio como alternativa para salvaguardar os patrimônios culturais que desenvolveram a sociedade que conhecemos. Foi feita uma relação dos grandes potenciais, das verdadeiras experiências da humanidade das mais diversas para iniciar esta orientação e proteção pelo mundo, com a coordenação e avaliação de um Conselho de Cultura na ONU.
Muitos “Patrimônios Culturais da Humanidade” foram relacionados nestas nestes anos, mas um é por todos citados como elo de cultura e admiração pelos europeus, principalmente por Espanhóis e Portugueses que veem nas Reduções uma grande experiência que seus antepassados viveram e até hoje está coberta de orgulho e mistérios.
Como exemplo podemos citar Congresso-Internacional-de-Turismo CIT2015
E a participação de Representantes Palestrantes Culturais, da Inglaterra, Portugal, Espanha, USA, México, Peru, Colômbia e outros que vieram ao Brasil especialmente visitar as Reduções durante Seminário Internacional Promovido Pelo IPHAN 2016, e impressionados com o valor de nossos Sítios Arqueológicos regressaram e acompanham este elo de da evolução da humanidade. 

 

Congresso-Internacional-de-Turismo CIT2015 A HERANÇA GUARANI:
As relações entre turistas e poder público na cidade de São Miguel das Missões
Em dezembro do ano de 2015, as autoras Cleidi Isabel BerwaldtJussara Estelamar Bevilacqua foram convidadas a apresentá-lo , no IV Congresso Internacional de Turismo, congresso esse planejado e desenvolvido pelo IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Áve, na Plataforma de Artes da cidade histórica de Guimarães, Portugal. 
O artigo São Miguel das Missões exibido no Congresso-Internacional-de-Turismo 2015, teve como base de pesquisa, pesquisas quantitativas e qualitativas com abordagem em vários aspectos no que diz respeito às consonâncias e divergências entre o turista e o que lhe é oferecido pelo poder público e os órgãos de turismo atuantes na Redução de São Miguel.
Alguns exemplos abaixo da pesquisa quantitativa:
     Origem dos Visitantes (Estado)
     Faixa etária dos pesquisados
     Escolaridade dos pesquisados
     Como conheceu a cidade de São Miguel das Missões?
     Como conheceu a história de São Miguel das Missões?
     Tempo de permanência em São Miguel das Missões
     Municípios visitados
     Meio de Hospedagem utilizado
     Atrativos que os visitantes mais gostam
     O que deve ser melhorado em São Miguel das Missões

As pesquisas qualitativas se deram através de entrevistas com o poder público (prefeito 2009), Secretaria do Turismo da cidade e representante do IPHAN. 
Esse artigo, suas pesquisas e desenvolvimento ocorreram em dezembro de 2009 com o inicial formato de monografia para obtenção do título de Turismóloga, na faculdade do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da UNOESC  Joaçaba/SC. Voltou-se à São Miguel das Missões em setembro de 2015 para conferência e visualização do Patrimônio para fins de atualização do artigo.
Os dados obtidos foram analisados, cruzados e a partir daí surgiram os aspectos do andamento turístico da cidade e sugestões de melhorias para o município.
Segue as principais sugestões e aspectos identificados em São Miguel das Missões:
Identificou-se que, apesar do elevado grau de satisfação indicada nas pesquisas realizadas com os turistas e através das ações, divergências e consonâncias expostas, o poder público do município não tem realizado pesquisa de satisfação de forma sistêmica.
A percepção que se tem é de que em São Miguel das Missões, esta pesquisa é empírica e dedutiva, baseada nas reclamações que os turistas fazem junto à Secretaria do Turismo. Isto evidencia a falta de consonância dos órgãos públicos com a necessidade sistêmica que um município turístico deve possuir para absorver as informações do grau de satisfação do turista que visita São Miguel das Missões.
Empiricamente os órgãos reconhecem que as Ruínas possuem seu alto grau de encantamento, o que de fato é constatado nas pesquisas. O que se vê é que o município não utiliza esta informação para promover ou despertar o desejo de visitá-la, dentro das opções que foram mencionadas.
Percebe-se também, que a Secretaria está buscando estruturar o município, através de incentivos a novos investidores, para que estes possam agregar empreendimentos ao município, que busquem proporcionar maior satisfação aos visitantes, pois reconhecem, assim como identificado nesta pesquisa, a grande carência gastronômica da cidade. Também reconhecem que esta carência interfere na satisfação dos turistas.
Em conformidade com esta satisfação, tem-se conscientizado a população de que São Miguel das Missões é uma cidade turística e a comunidade precisa estar preparada para satisfazer de forma geral as necessidades dos visitantes.
O que é interessante avaliar é que a satisfação dos turistas é efetivamente alta, porém percebe-se espaço para gerar um maior grau de motivação e também aumentar o volume de turistas para a cidade e os demais municípios.
Avaliando as ações que estão sendo articuladas pela AMM (Associação dos Municípios das Missões), elas parecem ser mais de cunho político do que efetivamente de caráter turístico e percebe-se que não existe resultado expressivo para outros municípios, pois a mencionada integração dos municípios não acontece para o turista, o que reflete também em São Miguel das Missões, pois conforme resultados das pesquisas, os turistas não visitam as demais cidades que compõem os Sete Povos das Missões, com exceção de Santo Ângelo, por estar próximo a São Miguel das Missões.
Dentro deste âmbito, percebe-se que as ações não estão integradas, o que conotaria em maior interação dos órgãos municipais da região.
É sabido que com o plano diretor elaborado para o município, a Secretaria de Turismo poderá atuar de forma mais efetiva em ações que busquem criar e ou melhorar atrativos para a cidade, bem como auxiliar na comunidade para integrar o turista e com isto obter ainda mais a satisfação deste.
O que empiricamente percebe-se é que existe um grande potencial turístico, porém ainda não integrado corretamente com o seu público alvo, pois a divulgação ainda está muito restrita.
Para 98% dos turistas que se demonstraram satisfeitos, apresentou-se um grau de motivação também satisfatória, pois afirmaram que retornariam a São Miguel das Missões. Isto se torna naturalmente um fator de divulgação e motivação para atrair novos turistas.
Sabe-se, de forma geral, que o que gera motivação turística, é o desejo de conhecer lugares atrativos, sejam eles naturais, históricos, etc., com boa infraestrutura para proporcionar ao turista a satisfação de necessidades, tais como boa comida, ambiente tranquilo, boa receptividade, acomodações e segurança.
Diante disto percebe-se que São Miguel das Missões ainda está na fase inicial de infraestrutura, pois há poucos restaurantes, lanchonetes e com atendimento em horários limitados. Percebe-se que ambos os órgãos públicos estão integrados no mesmo objetivo de melhorar a infraestrutura e o ambiente turístico do município, seja com busca de incentivos aos empresários e o esclarecimento que está se dando a toda a comunidade empresarial, afirmando que é possível evoluir e tornar a cidade mais atraente.
O que se sugere ao município são ações maiores na questão de divulgação aos empresários do setor gastronômico, pois como identificado na pesquisa e também nas entrevistas, existe uma carência muito grande neste ramo, e por São Miguel das Missões se tratar de uma cidade turística, o retorno destes investimentos pode ser satisfatório, pois como é sabido, a alimentação é uma necessidade básica do turista e São Miguel possui um grande espaço em aberto para este setor.
Também, o público da terceira idade, pode ser alternativa de divulgação, pois se trata de um grupo da sociedade que dispõe de tempo e que vem aumentando a sua participação no mercado turístico e conforme identificado nas pesquisas, este grupo é o que menos visita São Miguel das Missões. Isto coincide também com o desejo de a cidade iniciar as atividades com águas termais, onde a terceira idade é grande e potencial consumidor.
Também se sugere que o município intensifique a divulgação de seus atrativos, enfocando a sua importância dentro do contexto histórico e destacando dentre seus atrativos, as Ruínas de São Miguel e o Show Som e Luz, visto tratarem-se dos principais atrativos turísticos do município.
É fundamental que o município reestruture o seu projeto de divulgação para que a abrangência de São Miguel das Missões ultrapasse o estado do Rio Grande do Sul e este passe a ser roteiro de visita para quem vem de outros estados, seja de férias, passeio, etc.
 Considera-se também de grande valia que a AMM Associação dos Municípios das Missões, reveja sua forma de atuação, agindo de forma mais intensa na questão de divulgação, criando e promovendo maior integração regional, beneficiando não só São Miguel das Missões, mas todos os 26 municípios que fazem parte desta associação. A integração regional deve ser promovida, através de processos de roteirização, pois as cidades da região das Missões possuem Histórias parecidas e se integradas, possuem grande potencial turístico. A maior integração proporcionaria o aumento do fluxo de turistas e consequentemente a maior permanência deles na região, pois se teria vários atrativos a serem visitados.
Considerando-se o alto grau de satisfação dos turistas identificado neste trabalho, é imprescindível que a Secretaria do Turismo, a Prefeitura Municipal e o IPHAN estendam e divulguem estes dados, pois isto pode despertar o interesse de mais turistas e de novos empresários e investidores, principalmente para o setor de alimentação, que é hoje o grande problema de infraestrutura turística de São Miguel das Missões.
Identifica-se também, oportunidade de negócios e investimentos aos guias de turismo, já que, como identificado através das pesquisas, praticamente a metade (44%) dos turistas questionados, não faz uso deste recurso.
Sugere-se que o município adote uma forma sistêmica de pesquisas para o reconhecimento das necessidades, desejos e satisfações dos turistas, como por exemplo, contratação de técnicos em turismo ou empresas terceirizadas deste ramo, isto evidenciaria os pontos fortes e fracos do município, que norteariam algumas ações a serem desenvolvidas pelo poder público. Também, como alternativa, sugere-se a aplicação de pesquisas qualitativas ao público da terceira idade, pois entra em consonância com o desejo de o município investir em parques termais, isto também nortearia as ações do poder público e investidores, visto que a terceira idade é grande e potencial consumidor deste ramo turístico. Belle Berwaldt  
SÍNTESE: Seminário Internacional Promovido Pelo IPHAN 2016
Site: Roteiro por São Miguel das Missões;
Site: Tatarandê Comunicação Entre Reduções
Site: Espetáculo de Som e Luz
Site: Pórtico de São Miguel das Missões
Site: Ponto de Memória Missioneira
Site: A Anti-homenagem JAZ e Sua Justiça
Site: Expofeira São Miguel das Missões
Site: CTN Sinos de São Miguel
Site: Lenda da M’boi Guaçu - Cobra Grande de São Miguel

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