De onde vem nossa merenda escolar? foi a resposta encontrada por estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino de Giruá que participaram do intercâmbio de conhecimentos promovido nesta quarta-feira (30/08). Numa parceria entre Administração Municipal, através das Secretarias de Educação e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, Gestão Financeira e Suprimentos e a Emater/RS-Ascar, visitas foram realizadas a agroindústrias e agricultores que fornecem produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A iniciativa das instituições oportunizou aos jovens estudantes viver a experiência de conhecer o meio rural, as reproduções sociais e os modos de produção nele existentes. Acompanharam a visita também diversas lideranças que conferiram in loco a execução de políticas públicas, entre elas, o vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, a secretária de Gestão Financeira e Suprimentos, Angelita Güllich Scherer, a vereadora Denise Weber, os representantes da Emater/RS-Ascar, supervisor microrregional, Rubens Wladimir Tesche, o chefe do escritório Charles Fernantes e a extensionista Helena Sandri Zaltron, a supervisora pedagógica Letícia Taborda, a nutricionista Karen Leimann Palmeira, gestor do Programa de Educação Fiscal, Adriano Jauri Bobbizyk, diretoras das escolas, assessora de imprensa Raquel Uggeri, entre outros.
Recepcionados nas agroindústrias Schuh, Progresso, Weschenfelder, Real Sabor Caseiro, Tolomini e Hortaliças Bela Vista, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer a origem dos alimentos consumidos na escola com a fala das famílias anfitriãs. Com isso, conferiram o modo de produção e o trabalho dedicado das famílias.
Mais de 40% dos alimentos fornecidos na merenda escolar da rede pública municipal de ensino de Giruá, ao longo de 2022, foi composta por produtos da agricultura familiar local, sendo que a porcentagem consumida ao longo deste ano deve ser semelhante. São fornecidos alimentos in natura e também produtos da agroindústria familiar, todas devidamente legalizadas e inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS), executado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Com a aquisição dos alimentos que são produzidos no município, de um lado se tem mais segurança e soberania alimentar, e de outro, faz girar a economia local, com incentivo à produção da agricultura familiar, observa o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar Rubens Tesche.
Na programação da Aula no Ônibus, como foi intitulado o roteiro, os estudantes também aprenderam mais sobre responsabilidade fiscal através do Programa de Educação Fiscal e Programa Nota Fiscal Gaúcha, exemplificando a aplicação de parte dos tributos.
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO