Diante da importância do fornecimento de alimentos da agricultura familiar para a promoção da segurança alimentar e nutricional de estudantes da rede pública de Giruá, a Secretaria Municipal de Educação e a Emater/RS-Ascar reuniram-se nesta quinta-feira (18/05) com agricultores e agroindústrias que fornecem sua produção através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Estiveram em pauta as mudanças no programa e a importância do fornecimento de alimentos seguros e saudáveis para crianças e adolescentes.
Na oportunidade, foi discutida a adequação do cardápio à proposta da Resolução 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que visa à promoção de alimentação saudável e segura de crianças e adolescentes, com ampliação da oferta de alimentos in natura, restrição da oferta de alimentos industrializados/ultraprocessados e proibição de açúcar e alimentos ultraprocessados na alimentação de crianças menores de três anos de idade.
No caso dos fornecedores de panificados, a orientação é para a produção de alimentos sem açúcar, como opção para serem incluídos nas refeições de crianças de até três anos, além de fomentar a diversificação de alimentos in natura que são oferecidos.
A reunião deve impactar na alimentação de 2.548 estudantes das 16 escolas municipais e das quatro estaduais da rede pública de Giruá.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Giruá, no ano de 2022, em torno de 43% das aquisições de alimentos do Pnae foram oriundas da agricultura familiar do município.
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JAIR FACAS ANTIGAS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES