O descarte correto do lixo é muito importante para manter a preservação ambiental. Se descartado de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo, colocando em risco a saúde pública da cidade. O descarte correto dos resíduos inicia com o acondicionamento adequado e a separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico. De modo geral, o ideal é que papel, alumínio, plástico, vidro e orgânicos sejam separados devidamente nas residências.
Algumas dicas importantes:
1) Mantenha o lixo em recipientes separados
Use latas diferentes para destinar lixo úmido ou biodegradável e outra para lixo seco e não-biodegradável. Dessa forma você facilita a separação na coleta seletiva e o reaproveitamento dos materiais.
2) Separe o lixo não-biodegradável
Por falar em lixo seco, separe-o em seções como reciclável, tóxico (ou perigoso) e ecológico. Reciclável recebe materiais como jornais, revistas, caixas, papelão, folhas de caderno, cartolinas, cartões, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral. O tóxico: pilhas, baterias, termômetros, lâmpadas, agrotóxicos, remédios vencidos, assim como alguns resíduos industriais e hospitalares. Os ecológicos recebem os considerados biodegradáveis como cascas de frutas, de ovos, restos de vegetais, talos de verduras, frutas estragadas, papel e borra de café.
3) Mantenha os recicláveis limpos
Remova as sobras de alimento de qualquer plástico ou papel antes de colocá-los no lixo. Mais uma vez, essa é uma atitude para facilitar a reciclagem e permitir maior reaproveitamento desses resíduos.
4) Faça compostagem
Transforme alimentos e resíduos de jardim em compostagem que mais tarde pode ser usado como fertilizante.
5) Conheça seu lixo
Alguns itens são de materiais complexos. Informe-se em como lidar tais itens. Você poderá diminuir a quantidade de lixo que produz, economizar dinheiro e tempo, além de contribuir para um meio ambiente cada vez mais sustentável.
O descarte regular dos resíduos permite uma redução de lixo no ambiente, a diminuição do consumo de recursos naturais, auxilia a educação ambiental da sociedade, possibilita emprego e renda para milhares de pessoas, induz à reflexão do nosso modo de consumo e maior qualidade de vida no dia a dia.
Seja consciente com Garruchos. Não jogue lixo nos rios, beira de estradas e afins. Para as pessoas que utilizam acampamentos ou aproveitam este período de verão para estar nas encostas do rio ou riachos, o cuidado deve ser maior ainda para não deixar o lixo espalhado ou mesmo jogar no rio. O cuidado com a natureza e o meio ambiente é responsabilidade de todos.
CATURRA FREE SHOP - Porto Xavier
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA - São Luiz Gonzaga
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA - São Miguel das Missões
PARQUE DAS FONTES - Entre-Ijuís
ATELIÊ VÓ ANGELINA - São Miguel das Missões
ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - São Miguel das Missões
LOJAS IMIGRAÇÃO - Caibaté e Vitória das Missões
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - Ao lado do Posto no Trevo de São Miguel das Missões
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES - São Miguel das Missões
JAIR FACAS ANTIGAS - São Miguel das Missões
VIRTUAL TECH - São Miguel das Missões