Município que tem entre seus pilares econômicos e culturais a produção agropecuária, Garruchos sediou no sábado (07/12) a 3ª Festa do Cordeiro. Mais de 200 pessoas participaram da ação promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e pela Associação da Pecuária Familiar. A realização do evento também contou com o apoio do Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc, desenvolvida pelo Ministério da Cultura, e da Prefeitura de Garruchos.
A programação desenvolvida na Comunidade de São José Velho, contou com troca de experiências sobre criação e manejo de ovinos, valorização da identidade cultural local, através de apresentações artísticas dos grupos Sarandeio e Novas Querências, e almoço com churrasco de cordeiro.
Entre as lideranças presentes estiveram o prefeito Roland Schatz, o secretário da Fazenda de Garruchos, José Dorval Diniz dos Santos, vereador Claudir Dallepiane, o presidente do Sindicato Rural de Garruchos, Vicente Siqueira Junior, o presidente do Sindicato Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos, Valdemari Marques Belchor, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Ezequiel Perini Pavelacki e a gerente da agência local do Sicredi, Jessica Montanha.
Pavelacki destaca a importância econômica da produção de ovinos em Garruchos, presente em 145 propriedades, bem como seu papel na segurança alimentar das famílias, tendo entre suas vantagens também a baixa demanda por área. Também salientou a rápida evolução do plantel, cuidados sanitários e conhecimento do local de manejo.
A realização do evento é culminância da organização dos produtores locais que fundaram a Associação da Pecuária em 28 de agosto de 2019. "A partir desta data, vem trabalhando incansavelmente e de forma coletiva no fortalecimento econômico, social, político e ambiental dos pecuaristas familiares associados, estimulando a constituição de um patrimônio comum, propício ao desenvolvimento de atividades e práticas de trabalho comunitário", relata Pavelacki.
A extensionista da Emater/RS-Ascar Cassiana Maria Marin Krebs salienta que também é característico da Festa do Cordeiro o encontro entre pecuaristas e sociedade garruchence e de municípios vizinhos, oportunizando a valorização social da pecuária local, bem como a troca de conhecimentos e criação de relações comerciais e pessoais entre os envolvidos.
Paralelamente à Festa do Cordeiro, a comunidade também pode prestigiar a Feira da Agricultura Familiar, com exposição de panificados, embutidos e artesanatos produzidos por agricultores e artesãos locais. Além da participação no evento, os feirantes comercializam seus produtos semanalmente na Casa do Produtor em Garruchos, nas terças-feiras, das 9 às 11 horas.
MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER
CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL