Notícias

15/06/2022 10:10


OPERAÇÃO MICÉLIO - Receita Federal investiga esquema de extração e comercialização irregular de madeira

A Receita Federal (RFB), a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o IBAMA deflagraram hoje (15) a Operação Micélio com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de praticar crimes de extração e venda ilegal de madeira, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.
 
Durante a investigação, os órgãos participantes apuraram indícios de que a organização criminosa extrai ilegalmente madeira da região amazônica e para comercializar esse produto utiliza guias florestais falsas ou vencidas, além de notas fiscais com descrição de espécies vegetais diferentes dos documentos de controle ambiental.
 
Ocorre ainda crime contra a ordem tributária, pois a madeira vendida é entregue em empresa diversa da declarada nos documentos fiscais, dificultando o controle de estoque e de revenda das mercadorias.
 
São cumpridos 10 (dez) mandados de busca e apreensão nas residências de investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa. As ações ocorrem simultaneamente nos estados do RIO GRANDE DO NORTE, PARAÍBA e PARÁ.
 
Participam da operação 12 (doze) auditores-fiscais e analistas da Receita Federal do Brasil e 70 (setenta) policiais federais e 5 (cinco) servidores do IBAMA.
 
O nome da operação, MICÉLIO, refere-se à parte vegetativa de um fungo que cresce entre as raízes das árvores e ramifica por toda a floresta.
 

 

INFOGRÁFICO

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...