Notícias

01/11/2015 15:31


82ª em 15 de Novembro, a Romaria dos Mártires das Missões - Caaro em Caibaté.

Caibaté, Santuário do Caaró mantém viva memória e testemunho de três padres mártires. 
Neste ano, 2015, chega a 82ª edição em 15 de Novembro, a Romaria Diocesana dos Mártires das Missões. 
No coração da Região das Missões no Rio Grande do Sul, o Santuário de Caaró, em Caibaté, mantém viva a memória e o testemunho dos primeiros missionários do estado, os santos mártires Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, mortos em 1628. Poucas regiões no mundo tiveram em suas terras homens que morreram em nome do evangelho, servindo a companhia de Jesus, que após suas mortes foram consagrados Santos e hoje são venerados e exemplos de vida para países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile. No Paraguai um destes Roque Gonzáles é tido como uma das maiores entidades do Pais sendo homenageado na nota de $100 mil guaranis. 
E derramaram seu sangue aqui, nas missões, em Caibaté, anualmente uma romaria reúne os milhares de fiéis e devotos que peregrinam ao lugar do martírio desses três padres ‘missioneiros’. 
Para a Região das Missões a celebração que recorda a história da vida e morte dos três primeiros padres ‘missioneiros’ é uma oportunidade para viver um dia de oração, meditação, natureza junto a Fonte dos Mártires e encontro com Deus e com os irmãos. 
Os santos mártires foram canonizados pelo então Papa João Paulo II, em 1988. 
Monumento aos Santos Mártires no Santuário de Caaró no RS
Os Santos Mártires Roque, Afonso e João foram os primeiros evangelizadores nas terras do Sul do Brasil. Exerceram seu trabalho missionário junto aos índios Guaranis, no noroeste do Rio Grande do Sul. Padre Roque era do Paraguai e os padres Afonso Rodrigues e João de Castilho vieram como missionários da Espanha. Depois de fundar numerosas comunidades cristãs, chamadas Reduções, entre os índios no Paraguai e região missioneira da Argentina, entraram em terras do atual Rio Grande do Sul, onde a 3 de maio de 1626 celebraram a primeira missa em terras gaúchas, na localidade de São Nicolau. Depois de dois anos e meio de intenso trabalho missionário, foram mortos por um grupo de índios rebeldes à evangelização, liderados pelo cacique-pagé Nheçu. Os padres Roque e Afonso foram mortos na recém fundada redução de Caaró, no dia 15 de novembro de 1628, e o padre João dois dias mais tarde, em Assunção do Ijuí.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...