Notícias

27/03/2024 09:21


Ação com escolares reforça importância da preservação das nascentes de água em Caibaté

A preservação de recursos naturais existentes em Caibaté, de modo especial a água, foi tema de ação promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), junto à Escola Estadual de Ensino Básico José Adolfo Meister. A palestra, realizada na sexta-feira (22/03), coincidiu com o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (Onu), num esforço da comunidade internacional de preservar o recurso hídrico que é essencial para a sobrevivência de todo o tipo de vida.

A fala conduzida pela assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Lisete Maria Primaz foi acompanhada por 100 estudantes, que tiveram a oportunidade de entender também a importância da preservação das águas superficiais e da proteção de nascentes.

Uma ação simples de recuperação de nascentes resulta em diferenças importantes na qualidade da água disponível na propriedade rural, podendo ser aproveitada de forma sustentável no cuidado dos animais, na irrigação, no uso em atividades domésticas e na higiene da sala de ordenha, por exemplo. "Mesmo nas propriedades e residências abastecidas com água de rede pública, é fundamental desenvolver ações de conscientização sobre a necessidade de preservar e proteger as águas superficiais e ter uma relação harmoniosa entre desenvolvimento humano, econômico e o meio ambiente", acrescenta Lisete.

A Emater/RS-Ascar realiza tradicionalmente o trabalho de orientação de preservação de recursos naturais e promoção da saúde das famílias, com destaque para a proteção de centenas de nascentes e olhos d’água na região. Para informações sobre essa ação, procure o escritório da Instituição em seu município.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...