Notícias

04/09/2018 02:26


Otávio Reichert - INTEGRANDO 06/10/2018

Canteiro da Cidadania: Antes do tema, cito a empresa Rumo Logística, concessionária de ferrovias no Brasil, atualmente com doze mil km de trilhos, mil locomotivas e 27 mil vagões, transportando produtos agrícolas e industriais, sendo a maior operadora ferroviária do Brasil.
A empresa acima citada, como contrapartida a causas ambientais, trouxe o projeto Canteiro da Cidadania para S. Ângelo, os moldes da capital curitibana. A 1ª Horta nos Tonéis, oficializada neste 2 Out., é a 1ª no RS, efetivada no Lar da Velhice Isabel O. Rodrigues.
O objetivo? Oportunizar aos 52 idosos institucionalizados no Lar atividades com a terra, trazendo melhorias psíquicas e amenizando quadros depressivos, físicos e mentais. Nos 32 tonéis de duzentos litros, após higienização e adaptados, a qual preenche o terço superior do tonel, pois contém grade, tampa de acrílico e feltro bedim limitando o espaço. Com isso, a quantidade de terra, doada pela Secretaria da Agricultura e apoio da Emater, ocupa somente a parte alta, também facilitando o manejo e plantio, inclusive de cadeirantes (foto). Além de verduras, serão plantadas flores e chás. O projeto foi coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, e fez parte da Semana Municipal do Idoso, que foi de 25 Set. a 4 Out.
Este projeto deverá ser expandido a outras instituições asilares, porém serve de exemplo para produção urbana de hortaliças e similares. 

Piracema: O Período geralmente vai de novembro a março, mas para a bacia do rio Uruguai (idem 2017) iniciou em 1º de outubro, findando em 31 Jan. 2019, seguindo o período de chuvas.
A restrição de pesca visa assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes. As penalidades vão de multas entre um e cem mil reais, e até detenção. Durante a piracema, os pescadores e comerciantes são obrigados a declarar à Secretaria do Meio Ambiente estadual os estoques de pescado in natura provenientes de água continentais. A medida se estende aos frigoríficos, peixarias, postos de venda, etc.
Neste tempo fica proibida a captura, transporte e armazenamento de todas as espécies nativas. Fica vedado o uso de redes e tarrafas de profissionais, nem materiais perfurantes tipo arpão, fisga, e lança.
Fica permitido apenas com linha de mão ou vara, caniço simples, molinete ou carretilha, com iscas naturais e artificiais, e somente na modalidade desembarcada, salvo em reservatórios. Quem amador pode capturar de 3 a 10 kg de pescado, mais um exemplar, dependendo da bacia. Aos profissionais não há limites aos peixes introduzidos, citando: bagre-africano, carpas, corvina, tilápias, tucunaré e híbridos.

Poesia: Em noite inspirada ouvi a “conversa da mamãe peixe e seu filhote”.
Piracema

- Para onde irá minha mãe? - Subir o rio a gente vai.
Iremos eu e seu pai gerar irmãos pra você.

- E subir o rio por quê? - Para ir próximo à nascente
e ali em paz remanescente desovar na piracema.

- Não há perigos, problemas? - Há muitos sim, e te digo:
estou preocupada contigo por isso preste atenção.

Além da humana poluição há secas e predadores.
Cuidado com os pescadores que não respeitam as próprias leis.

E se a mãe não voltar desta vez tu não vais ficar sozinho,
pois rio abaixo irão chegar muitos peixes irmãozinhos.

Humor: Os filhos voltaram da escola machucados, ao que a mãe quis saber do acontecido.
A irmã disse: - É que eu escorreguei em uma casca de banana e caí.
A mãe ao filho: - E você, como se machucou?
- Eu ri do tombo dela. 

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...