Notícias

22/10/2017 12:22


Funcionários do Município Santo Ângelo Reúnem-se Para Buscar Soluções

Nesta segunda feira os funcionários municipais de Santo Ângelo reuniram-se no centro municipal de cultura, atendendo um chamado da presidente do sindicato da categoria, Neida Santa de Freitas, para uma importante assembleia da classe, onde foram tratados diversos assuntos pertinentes  aos servidores do município, tais como: reestruturação do plano de carreira; previsão orçamentaria para o exercício de 2018; reforma estatutária e assuntos gerais.
O encontro dos funcionários nesse dia 23 de outubro marcou como o primeiro da classe em horário de expediente com o ponto assinado na assembleia pelos funcionários presentes, se fazendo valer da lei municipal de numero 4140 de 16 de Maio de 2017 sancionada pelo atual prefeito, onde autoriza os funcionários a reunirem-se com seu sindicato dois turnos por ano sem prejuízo na carga horaria. 
O prefeito de santo Ângelo se fez presente e debateu com os funcionários sobre salários e crise financeira da prefeitura municipal. Demonstrou interesse em melhorar não só os salários dos servidores, bem como, as condições de trabalho. Porem demonstrou as limitações financeiras que o impede de fazer mais pelo funcionário, e as diversas demandas que precisa atender como chefe do executivo municipal. Quanto a reestruturação do plano de carreira do servidor, o prefeito explanou sobre diversos encontros que vem sendo realizado pela comissão de estudos de restruturação do plano de carreira e o executivo municipal, essa comissão conta com membros dos dois sindicatos e do executivo,e que estariam com um projeto quase pronto e em estudo. o prefeito e o sindicato foram bastante cobrados pelas serventes e cozinheiras das escolas que estariam com seu salário base a baixo do salário minimo nacional. No uso da palavra o sindicato explicou que várias categorias dentro do funcionalismo tem um a remuneração básica abaixo do mínimo e que essa situação esta sendo corregida pelo novo plano de carreira. É a principal pauta, muito defendida pela presidente Neide, a elevação desses padrões de forma que atinjam ou superem o salário mínimo nacional, já que a classe não é contemplada com piso nacional. Outro assunto polemico da manha foi a reestruturação do estatuto da entidade sindical que, segundo assessoria jurídica e contábil do SIMSA, estaria em discordância com a legislação vigente e conflitando poderes entre os conselhos do mesmo, inviabilizando os trabalhos da diretoria sindical, engessando ações dos seus diretores. Com a nova redação o Estatuto  do Sindicato dos Municipários de Santo Ângelo (SIMSA), ganha uma nova estrutura, tornando-o atualizado legalmente, enxugando cargos para fluir melhor a execução do mesmo. Num importante momento da manha, Luciano Becker, da assessoria contabél do SIMSA palestrou sobre as conjunturas politicas do momento e as diversas PECs e reformas que retiram, cada vez mais, os direitos dos trabalhadores. Segundo Luciano, vivemos um momento de retrocesso que causará prejuízos incalculáveis aos trabalhadores de todos os seguimentos da sociedade. O encontro promoveu um debate democrático e produtivo entre servidores, sindicato e executivo, sendo um marco como o primeiro desse nível em Santo Ângelo. Os servidores que não puderam se fazer presente, ficam desde já convidados para a próxima.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...