Notícias

19/07/2018 16:17


Dia Mundial de Dança Circular nas Missões

No dia 15 de julho de 2018 às 10:30 da manhã na frente da Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo, o Grupo Roda Viva Danças Circulares participou do dia Mundial das Danças Circulares com aproximadamente setenta mulheres numa vivência com muita harmonia, respeito, paz, amor e alegria, onde movimentavam-se juntas contraindo-se e expandindo-se em relação ao centro de mãos dadas, com os corações pulsando em um só ritmo.
Ao nos sincronizarmos com o movimento mundial das Danças Circulares nos conectamos com o coração da Terra e compartilhamos nosso amor com todos os seres; exercitamos nosso senso de solidariedade, desenvolvemos a percepção; a cooperação; tolerância com as diferenças e com o próprio não saber; superação de desafios e limites pessoais melhorando nossa autoestima e desabrochando novos potenciais.
 As Danças Circulares é um Projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo/RS, coordenado e realizado pelas Focalizadoras Cristiane Forgiarini de Moraes e Leonice Stroschon, atualmente os bairros Aliança, Olavo Reis, Dido, Subuski, Nova, Ditz e Cristal estão sendo contemplados. Para participar da dança é só ir aos locais.
Segundas-Feiras - Salão Paroquial do Bairro Aliança – 14h30min às 15h30min; e Núcleo Comunitário do Bairro Olavo Reis – 16 às 17 horas
Terças-Feiras - Núcleo Comunitário do Bairro Nova – 14h30min às 15h30min; Salão Paroquial do Bairro Cristal – 16 às 17 horas; e Salão Paroquial do Bairro Dido – 17h15min às 18h15min 
Quintas-Feiras - Salão Paroquial do Bairro Ditz – 14h30min às 15h30min; e Salão Paroquial do Bairro Subuski – 16 às 17 horas.
Conforme Aline Basso no município de Santo Ângelo, as práticas integrativas e complementares começaram a ser desenvolvidas no SUS no ano de 2015, com a vivencia da dança circular. Em 2017 houve a preocupação de se expandir e normatizar outras praticas integrativas. Deste modo criou-se um núcleo para discussão e inserção de novas terapias na rede de Atenção Básica. Neste ano foi implantado em 2 unidades de Saúde da Família – ESF Nova e EFS São Carlos (projeto piloto) a pratica de auriculoterapia. A shantala, a dança circular e a meditação são praticas coletivas que estão disponíveis nas unidades de Estratégia de Saúde da família. Outro enfoque tem sido as plantas medicinais, seu uso, e posterior implantação de hortos medicinais nas unidades básicas de atenção em saúde. Neste semestre esta prevista a implantação da Terapia Reiki. 
Todas as práticas estão sendo desenvolvidas por profissionais da saúde com formação em PICs e que compõem o quadro de servidores do município. 
É importante frisar que a politica das PICs tem como objetivo ajudar na prevenção de agravos, na promoção e recuperação da saúde, ofertando um  cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, estimulando os usuários a sentirem-se coautores do seu processo de cura, responsáveis pela sua própria saúde;
Ricardo Kemper 
Fone/Watss (55) 99101-8557  
ricardokp@yahoo.com.br 
Dia Mundial de Dança Circular nas Missões 
PATINAÇÃO ARTÍSTICA EM SANTO ÂNGELO???
França x Croácia 
Galo Elite Empata e Classifica o Fantasma Farroupilha

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...