Notícias

28/05/2018 11:51


O Imortal Wilmar Campos Bindé

Morreu o corpo. O imortal permanece! Otavio Reichert
A Academia Santo-angelense de Letras – ASLE, perdeu um de seus membros fundadores na madrugada de 27 de maio 2018. O confrade Wilmar Campos Bindé foi sepultado, em Ijuí - RS. Ocupava a Cadeira nº 14 da Academia Santo-angelense de Letras, tendo como Patrono Alceu Wamosy.
Biografia: Wilmar Campos Bindé era natural de Campo Novo, RS. Foi Delegado de Polícia e Chefe de Polícia do RS. Em 1968, graduou-se em Direito pela FADISA, onde foi Secretário-Geral e professor das disciplinas de Direito Penal e Prática Forense. Escreveu artigos e comentários para jornais e revistas.
Dentre suas obras, publicou o livro CAMPO NOVO – Apontamentos para sua História (1986). Também publicou o livro de poesias gauchescas COISAS em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo. Nesses dois livros estão retratadas histórias de sua terra natal – Campo Novo.
Tem diversas produções literárias publicadas nas Antologias de Escritores de Santo Ângelo. Sua última publicação de cunho histórico é o opúsculo sob o título A CARTA, com comentários sobre Pedro Álvares Cabral e a célebre carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal D. Manoel, dando notícia do achamento do Brasil.
Concluiu sua pesquisa sobre a história de Santo Ângelo (1873 – 1932) que compreende o ano em que se tornou município (1873) até a época da Revolução Constitucionalista (1932). Em 31 Mar. 2006 lançou o livro sob o título SANTO ÂNGELO – Terra de Muitas Histórias.
 Wilmar Campos Bindé é filho de João Arbo e de Luiza Campos Bindé.
Casado com Iolanda Ribeiro Bindé, o casal teve dois filhos e uma filha: Péricles Wilmar Bindé, Graciela Iolanda Bindé e Pitágoras José Bindé.
Eis uma de suas grandiosas obras, o soneto...
AO CRISTO
     Ó Essência! Ó Espírito! Ó Bondade!
Soberano de todos soberanos.
Ó Tu foste, há quase dois mil anos,
sacrificado pela Humanidade!
     Cristo-Amor! Cristo-Luz! Cristo-Piedade!
Divino apagador dos desenganos.
Esperança dos míseros humanos.
Jesus - Misericórdia e caridade!
     Prometeste voltar: Não volte Cristo!
Serás preso de novo, às horas mudas,
depois de novos e divinos atos!
     Porque na terra deu-se apenas isto:
Multiplicou-se o número de Judas,
e vai crescendo a prole de Pilatos".

EM DESTAQUE

Hotel Raios De Sol Missioneiro São Pedro do Butiá RS

Clube Gaúcho CG

Famoso clube de Santo Ângelo onde ocorrem diversos tipos de eventos. 

Saiba mais

Pousada das Missões

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...