Notícias

28/05/2018 11:51


O Imortal Wilmar Campos Bindé

Morreu o corpo. O imortal permanece! Otavio Reichert
A Academia Santo-angelense de Letras – ASLE, perdeu um de seus membros fundadores na madrugada de 27 de maio 2018. O confrade Wilmar Campos Bindé foi sepultado, em Ijuí - RS. Ocupava a Cadeira nº 14 da Academia Santo-angelense de Letras, tendo como Patrono Alceu Wamosy.
Biografia: Wilmar Campos Bindé era natural de Campo Novo, RS. Foi Delegado de Polícia e Chefe de Polícia do RS. Em 1968, graduou-se em Direito pela FADISA, onde foi Secretário-Geral e professor das disciplinas de Direito Penal e Prática Forense. Escreveu artigos e comentários para jornais e revistas.
Dentre suas obras, publicou o livro CAMPO NOVO – Apontamentos para sua História (1986). Também publicou o livro de poesias gauchescas COISAS em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo. Nesses dois livros estão retratadas histórias de sua terra natal – Campo Novo.
Tem diversas produções literárias publicadas nas Antologias de Escritores de Santo Ângelo. Sua última publicação de cunho histórico é o opúsculo sob o título A CARTA, com comentários sobre Pedro Álvares Cabral e a célebre carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal D. Manoel, dando notícia do achamento do Brasil.
Concluiu sua pesquisa sobre a história de Santo Ângelo (1873 – 1932) que compreende o ano em que se tornou município (1873) até a época da Revolução Constitucionalista (1932). Em 31 Mar. 2006 lançou o livro sob o título SANTO ÂNGELO – Terra de Muitas Histórias.
 Wilmar Campos Bindé é filho de João Arbo e de Luiza Campos Bindé.
Casado com Iolanda Ribeiro Bindé, o casal teve dois filhos e uma filha: Péricles Wilmar Bindé, Graciela Iolanda Bindé e Pitágoras José Bindé.
Eis uma de suas grandiosas obras, o soneto...
AO CRISTO
     Ó Essência! Ó Espírito! Ó Bondade!
Soberano de todos soberanos.
Ó Tu foste, há quase dois mil anos,
sacrificado pela Humanidade!
     Cristo-Amor! Cristo-Luz! Cristo-Piedade!
Divino apagador dos desenganos.
Esperança dos míseros humanos.
Jesus - Misericórdia e caridade!
     Prometeste voltar: Não volte Cristo!
Serás preso de novo, às horas mudas,
depois de novos e divinos atos!
     Porque na terra deu-se apenas isto:
Multiplicou-se o número de Judas,
e vai crescendo a prole de Pilatos".

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...